Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Débora Jean Lopes-
dc.date.accessioned2023-10-09T12:07:29Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2023-10-09T12:07:29Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Jean Lopes. Mulheres na literatura: escritas de autoria feminina negra. 2021. [154] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4705-
dc.description.abstractEsta investigación tiene como foco presentar la literatura escrita por mujeres negras brasileñas, como soporte para la enseñanza de la historia. El objetivo es romper con la enseñanza de la historia centrada en el modelo heteronormativo, o sea: eurocéntrico y machista que canoniza a los protagonistas blancos y masculinos, con el objetivo de promocionar el conocimiento de los estudiantes de la educación básica para el protagonismo de las mujeres negras, utilizando la obra “Cuarto de despejo” de la autora Carolina Maria de Jesus. En este sentido, demonstrar que el lenguaje literario y en este caso - la literatura de autoría femenina negra - puede ser uno de los tantos caminos para el ejercicio de la investigación y construcción del conocimiento histórico, puesta en práctica en la Ley 10639/2003, así como, mostrar que la escuela puede ser un espacio que quiebre los paradigmas, que combata el racismo y promueva la construcción de una identidad racial positiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-27T15:06:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Debora Jean Lopes da Silva.pdf: 3034422 bytes, checksum: d250669601833970ca9781c371ff14c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T12:07:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Debora Jean Lopes da Silva.pdf: 3034422 bytes, checksum: d250669601833970ca9781c371ff14c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T12:07:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Debora Jean Lopes da Silva.pdf: 3034422 bytes, checksum: d250669601833970ca9781c371ff14c2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMulheres na literatura : escritas de autoria feminina negrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordMachismopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura feminina negrapt_BR
dc.subject.keywordRepresentatividadept_BR
dc.subject.keywordRelações étnico raciaispt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alexandra Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035434886894830pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149340630181531pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como enfoque apresentar a literatura escrita por mulheres negras brasileiras, como suporte para o ensino de história. Objetifica-se romper com o ensino de história voltado para o modelo heteronormativo, a saber: eurocêntrica e machista que canoniza protagonistas brancos e masculinos, visando promover o conhecimento dos (as) estudantes da educação básica para o protagonismo de mulheres negras, utilizando a obra “Quarto de despejo” da autora Carolina Maria de Jesus. Neste sentido, demonstrar que a linguagem literária e neste caso - a literatura de autoria feminina negra - pode ser um dos vários caminhos para o exercício da investigação e construção do conhecimento histórico, colocar em prática a Lei 10639/2003, bem como, mostrar que a escola pode ser um lugar que quebre paradigmas, que combata o racismo e promova a construção de uma identidade racial positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Enseñanza de la historiapt_BR
dc.subject.keyword2Racismopt_BR
dc.subject.keyword2Machismopt_BR
dc.subject.keyword2Literatura femenina negrapt_BR
dc.subject.keyword2Representatividadpt_BR
dc.subject.keyword2Relaciones étnico racialespt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Debora Jean Lopes da Silva.pdf2.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.