Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Gabriel Filipe Cassol Cortez-
dc.date.accessioned2023-10-09T12:41:50Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.available2023-10-09T12:41:50Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriel Filipe Cassol Cortez. O ensino de História, memória e história local: um estudo do município de Rolim de Moura – RO. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4707-
dc.description.abstractThe state of Rondônia is one of the youngest states in Brazil in terms of its emancipation. Because it was colonized by migrants who came from other regions and given its history being considered recent, sometimes its own population does not value it. This situation has a direct impact on the teaching of History of Rondônia, which through a law is part of the curriculum of regular high schools. Until recently, the discipline's teaching had its rigor raised in the fact that the Federal University of Rondônia demanded it as a requirement in the selection process. Today, local and regional teaching, besides showing little interest on the part of the students and sometimes laborious for teachers, has no basis for learning the history of the municipalities themselves, especially those in the interior. With these assumptions in mind, the present work seeks to problematize the teaching of local and regional history of the municipality of Rolim de Moura with the proposal of creating a didactic material elaborated from interviews with oral sources delimited on the daily history of the municipality throughout the 1980s. The material would be indicated for work with students still in elementary school and would start from the idea of approaching and valuing the local, demonstrating the changes that the municipality has been going through.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-28T19:29:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira.pdf: 3150908 bytes, checksum: 57e11ecaf1130d3d647f02d81ad99e92 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T12:41:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira.pdf: 3150908 bytes, checksum: 57e11ecaf1130d3d647f02d81ad99e92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T12:41:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira.pdf: 3150908 bytes, checksum: 57e11ecaf1130d3d647f02d81ad99e92 (MD5) Previous issue date: 2020-09-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de História, memória e história local : um estudo do município de Rolim de Moura-ROpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordHistória localpt_BR
dc.subject.keywordRegionalpt_BR
dc.subject.keywordFontes oraispt_BR
dc.subject.keywordRolim de Mourapt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656920799712889pt_BR
dc.contributor.referee1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee2Joanoni Neto, Vitale-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4250602422299416pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902887021218271pt_BR
dc.description.resumoO Estado de Rondônia é um dos estados mais jovens do Brasil no que tange a sua emancipação. Por ter sido colonizado por migrantes que vieram de outras regiões e dada a sua história ser considerada recente, por vezes sua própria população não a valoriza. Essa situação tem reflexo direto no ensino de História de Rondônia, que por meio de uma lei, faz parte do currículo das escolas regulares de ensino médio. Até pouco tempo atrás, o ensino da disciplina tinha seu rigor alçado no fato de a Universidade Federal de Rondônia o cobrar como requisito no processo seletivo. Hoje, o ensino do local e do regional, além de demonstrar pouco interesse por parte dos educandos e por vezes trabalhoso para os professores, não tem qualquer base para o aprendizado da história dos próprios municípios, sobretudo os do interior. Tendo tais pressupostos em vista, o presente trabalho busca problematizar o ensino de história local e regional do município de Rolim de Moura com a proposta da criação de um material didático elaborado a partir de entrevistas com fontes orais delimitadas em cima da história do cotidiano do município ao longo dos anos de 1980. O material seria indicado para o trabalho com os estudantes ainda no ensino fundamental e partiria da ideia de aproximar e valorizar o local, demonstrando as mudanças pelas quais o município tem passado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Curriculumpt_BR
dc.subject.keyword2History teachpt_BR
dc.subject.keyword2Localpt_BR
dc.subject.keyword2Regional historypt_BR
dc.subject.keyword2Oral sourcespt_BR
dc.subject.keyword2Rolim de Mourapt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Edison Antônio de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814515919974053pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira.pdf3.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.