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http://ri.ufmt.br/handle/1/4708
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Saberes e práticas educativas no ensino de Filosofia no ensino médio : esperanças e decepções |
Autor(es): | Lucas, Diones Gusmão |
Orientador(a): | Brito, Ari Ricardo Tank |
Membro da Banca: | Brito, Ari Ricardo Tank |
Membro da Banca: | Silva, Alécio Donizete da |
Membro da Banca: | Rodrigues, Francisco Xavier Freire |
Membro da Banca: | Freire, Roberto de Barros |
Resumo : | Esta dissertação tem por pretensão compreender como se constitui a relação entre a filosofia e a didática aplicada em sala de aula do ensino médio, a partir das reflexões filosóficas da educação. Em sua especificidade, interroga-se, entre outras possibilidades: as aulas de filosofia acontecem na prática como se estabelece a legislação educacional? E se não acontecem seria um problema metodológico? Didático? Histórico? Ou qual seriam as implicações que levam a esse acontecimento? A partir dessa problematização e questionamento, a pesquisa acontece por meio do método qualitativo e do estudo de caso, no qual se procura apreender a configuração da abordagem filosófica em sua aplicabilidade na realidade educacional brasileira para que se esclareça e se elucide a relação entre a práxis pedagógica, a educabilidade e a formação. Diante do que se procura entender é se existe uma didática específica para as aulas de filosofia e as possibilidades interpretativas, respaldadas nos confrontos históricos da produção do conhecimento. Assim, traduzir o conhecimento numa linguagem mais acessível será a tarefa da utilidade dessas práticas, ou talvez a afirmação de que nosso pensar filosófico está inserido num contexto de orientação que não descarta, em hipótese alguma, a presença de uma indicação de como agir. Esse é um ponto de grande tensão, porque justamente nele é possível confrontar um desejo de liberdade e autonomia advindo dos conhecimentos da ciência e de uma organização sistêmica em torno do aprender e do ensinar, ou seja, de um plano prévio e prescritivo do tempo, dos conteúdos, das atividades, do modelo de professor, dos educandos e dos resultados desse agir filosófico no social, nos campos da filosofia e da didática, que enfatiza a inter-relação entre estes saberes. A necessidade dessa pesquisa surgiu das angústias que o professor não “formado” em filosofia sente ao lhe ser atribuído aulas de filosofia, no qual se torna um professor “explicador”, um mestre ignorante no sentido explícito do termo. Assim, propomos como objetivo encontrar uma ferramenta didática para ensinar Filosofia no ensino médio que propicie um melhor ensinar e aprender. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation is to understand how the relationship between philosophy and applied didactics in the high school classroom, from the philosophical reflections of education. In its specificity, is questioned among other possibilities: If the lessons of philosophy happen in practice as established by educational legislation? And if they do not happen would be a methodological problem? Didactic? Historic? Or what the implications would be for this. Through this problematization and questioning, the research is developed within a qualitative method and the case study, in which one tries to apprehend the configuration of the philosophical approach in its applicability in the Brazilian educational reality, in order to clarify and elucidate the relation between pedagogical praxis, education and training. Faced with what is sought to be understood, there is specific didactics for the classes of philosophy and the interpretive possibilities, backed up in the historical confrontations of the production of knowledge. Thus, translating knowledge into more accessible language will be the task of the utility of these practices, or perhaps the assertion that our philosophical thinking is embedded in a context of orientation that does not rule out the presence of an indication of how to act. This is a point of great tension, because in it it is possible to confront a desire for freedom and autonomy from the knowledge of science and from a systemic organization around learning and teaching, that is, from a previous and prescriptive plan of time, content, activities, model of teacher, students and the results of this philosophical action in the social, in the fields of philosophy and didactics, which emphasizes the interrelationship between these knowledges. The need for this research arose from the anguish that the teacher not "trained" in philosophy feels to be assigned to philosophy classes, in which an ignorant teacher becomes an "ignorant teacher" in the explicit sense of the term. Thus, we propose as objective to find a didactic tool to teach Philosophy in high school that provides a better teaching and learning. |
Palavra-chave: | Ensinar Filosofia Práticas pedagógicas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching Philosophy Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO |
Referência: | LUCAS, Diones Gusmão. Saberes e práticas educativas no ensino de filosofia no ensino médio: esperanças e decepções. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4708 |
Data defesa documento: | 29-May-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
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