Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, José Ricardo Costa-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:45:55Z-
dc.date.available2020-11-09-
dc.date.available2023-10-09T15:45:55Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationMIRANDA, José Ricardo Costa. Jogos digitais no ensino de História: uma experiência na educação básica em Mato Grosso. 2020. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4719-
dc.description.abstractDigital Games can become an important methodological resource for the teaching of History, enabling new ways of teaching, since digital games are resources that enhance the new ways of learning of children and young people of today, providing opportunities for students meaningful learning. It is based on this argument, that, this work having as scope to investigate the use of Digital Games as a pedagogical resource for teaching History, and to create a script for its use as a resource in History class. The research was carried out through a bibliographic survey where we were able to establish a theoretical basis on concepts such as teaching history, games, education, digital games, youth and learning. From a methodological point of view, we use the approaches of Gamified Education, and Historical Education as well as the National Curriculum Guidelines, National Curriculum Parameters, Curricular Guidelines for the State of Mato Grosso and history teaching. The research stages involved, in addition to the aforementioned research and bibliographic survey, it was also based on field actions where through four meetings we were able to use the Game Digital Company of Heroes 2 in History classes, with students from two classes of the 3rd year of the program. High school in a public school in Cuiabá / MT. The application of this methodology led to the creation of a logbook, as well as qualitative data that contributed to the construction of a “Script” (tutorial) where we propose to use the Digital Games, as a pedagogical resource for the Teaching of High School History , and also of elementary school in the final years with themes based on the content addressed by teachers from public and private education institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-29T12:59:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_José Ricardo Costa Miranda.pdf: 3397902 bytes, checksum: 23fef14697d8fa7c7213bf0137958b5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T15:45:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_José Ricardo Costa Miranda.pdf: 3397902 bytes, checksum: 23fef14697d8fa7c7213bf0137958b5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T15:45:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_José Ricardo Costa Miranda.pdf: 3397902 bytes, checksum: 23fef14697d8fa7c7213bf0137958b5c (MD5) Previous issue date: 2020-07-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos digitais no ensino de História : uma experiência na educação básica em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordJogos digitais e aprendizagenspt_BR
dc.contributor.advisor1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346721447684819pt_BR
dc.description.resumoOs Jogos Digitais podem vir a ser um importante recurso metodológico para o ensino da História, possibilitando novas formas de ensinar, uma vez que os jogos digitais são recursos potencializadores das novas formas de aprender de crianças e jovens da nossa atualidade, oportunizando uma inserção dos estudantes a um aprendizado significativo. É partindo desse argumento, que, este trabalho tendo como escopo investigar o uso dos Jogos Digitais como recurso pedagógico para ensino de História, e sugerir um tutorial para sua utilização como recurso nas aulas de História. A pesquisa foi realizada através do levantamento bibliográfico onde pudemos estabelecer um embasamento teórico sobre conceitos como ensino de história, jogo, educação, jogos digitais, juventude e aprendizado. Do ponto de vista metodológico, utilizamos as abordagens da Educação Gameficada, e a Educação Histórica bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e ensino de História. Os estágios da pesquisa envolveram além da referida pesquisa e levantamento bibliográfico, baseou-se também nas ações de campo onde através de quatro encontros pudemos utilizar o Jogo Digital Company of Heroes 2 nas aulas de História, junto aos estudantes de duas turmas do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá/MT. Dá aplicação desta metodologia gerou-se a criação de um diário de bordo, assim como dados qualitativos que contribuiram para construção de um “Roteiro”(tutorial) onde propomos para uso dos Jogos Digitais, como recurso pedagógico para o Ensino de História do Ensino Médio, e também do Ensino Fundamental nos anos finais com os temas baseados nos conteúdos abordados pelos professores das instituições de ensino público e particulares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Historypt_BR
dc.subject.keyword2Digital games and learningpt_BR
dc.contributor.referee3Alves Junior, Alexandre Guilherme da Cruz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1735802582338351pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_José Ricardo Costa Miranda.pdf3.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.