Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRossato, João Carlos-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:58:26Z-
dc.date.available2021-05-21-
dc.date.available2023-10-09T15:58:26Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.identifier.citationROSSATO, João Carlos. Vera-MT e o ensino de História: colonização, sujeitos invisibilizados e patrimônio histórico local. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4720-
dc.description.abstractThe present dissertation sought to insert the local history as a research field having as its study context the municipality of Vera, Mato Grosso, located 461 km from Cuiabá, capital of the State of Mato Grosso, whose history began in the 1970's with the arrival of the colonizer Sinop. It presents as issue the lack of didactic material to work with local history in elementary and high school. Therefore, this research aims to study the history of this municipality, highlighting the participation of some subjects such as the indigenous, women and Northeasterns invisible in the existing narratives and, as a result, the development of a paradidactic book in the format of workshops to be used by teachers with his students from the final years of elementary school and early years of high school and has as reference the concept of class-workshop developed by Isabel Barca. The paradidactic will also include workshops with part of the history and heritage of this municipality. Then, the study comprised the literature review carried out with the purpose of theoretical foundation, documental analysis, newspapers and magazines, as well the problematization of the local historiographical production to collect data about the municipality. Thus, the activities were proposed according to documents and varied sources in order to stimulate the students' action-reflection, favoring their participation in the historical process, thus contributing to the formation of a historical conscience in the students making them historical subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-28T23:13:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_João Carlos Rossato.pdf: 6928786 bytes, checksum: 52c14f6672b468b31cbe6c5423eca0a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T15:58:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_João Carlos Rossato.pdf: 6928786 bytes, checksum: 52c14f6672b468b31cbe6c5423eca0a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T15:58:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_João Carlos Rossato.pdf: 6928786 bytes, checksum: 52c14f6672b468b31cbe6c5423eca0a1 (MD5) Previous issue date: 2021-04-26en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVera-MT e o ensino de História : colonização, sujeitos invisibilizados e patrimônio histórico localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordHistória localpt_BR
dc.subject.keywordVera – Mato Grossopt_BR
dc.subject.keywordAula - oficinapt_BR
dc.contributor.advisor1Squinelo, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7391304530784415pt_BR
dc.contributor.referee1Squinelo, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7391304530784415pt_BR
dc.contributor.referee2Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373304661029290pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação buscou inserir a história local como um campo de pesquisa tendo como contexto de estudo o município de Vera, Mato Grosso, localizado a 461 Km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cuja história teve início na década de 1970, com a chegada da colonizadora Sinop. Apresenta como problemática a falta de material didático para se trabalhar com a história local no ensino fundamental e médio. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo estudar a história deste município ressaltando a participação de alguns sujeitos como os indígenas, mulheres e nordestinos invisibilizados nas narrativas existentes. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de um livro paradidático em formato de oficinas para ser utilizado por professores(as) com seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental, bem como dos anos iniciais do ensino médio. Ainda, tem como referencial a concepção de aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca. O paradidático contemplará ainda oficinas com a parte da história e patrimônio deste município. Então, o estudo compreendeu a revisão da literatura realizada com intuito de fundamentação teórica, análise documental, jornais e revistas, bem como a problematização da produção historiográfica local para levantamento de dados sobre o município. Dessa forma, as atividades foram propostas de acordo com documentos e fontes variadas a fim de estimular a ação-reflexão dos estudantes. Consequentemente, favorecendo a participação no processo histórico e, ainda, contribuindo com a formação de uma consciência histórica nos/as estudantes, assim, tornando-os sujeitos históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Local historypt_BR
dc.subject.keyword2Vera - Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Class - workshoppt_BR
dc.contributor.referee3Salles, André Mendes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696395459820586pt_BR
dc.contributor.referee4Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656920799712889pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_João Carlos Rossato.pdf6.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.