Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jhuan Cláudio Matos de-
dc.date.accessioned2023-10-09T16:18:51Z-
dc.date.available2020-11-24-
dc.date.available2023-10-09T16:18:51Z-
dc.date.issued2020-06-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jhuan Cláudio Matos de. A História nas histórias em quadrinhos: o uso da Graphic Novel Maus na aprendizagem histórica. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4724-
dc.description.abstractThe historical learning process has been the focus of researchers for contemplating the changes brought about by the cultural profusion of the 21st century. With the advent of the Google Age advocated by Carlos Ginzburg and the mass culture of Umberto Eco, the steady growth in multimedia consumption by young students is noticeable. In this sense, this dissertation analyzes the ways to use the graphic novel produced by Art Spiegelman, Maus: The Story of a Survivor, in the process of historical learning by means of graphic narratives present in comics. This dissertation also establishes the textual and aesthetic specificities of comics, demarcating their space as a source for history as well as their contribution to historical learning. Consequently, Rüsen's theory of Historical Consciousness, articulated with the research field of History Education, aided by the concept of historical empathy, provides the theoretical and methodological apparatus necessary for the elaboration of a didactic intervention proposal in the format of a workshop class for the final years of elementary school II.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-28T21:12:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Jhuan Cláudio Matos de Oliveira.pdf: 2369999 bytes, checksum: 6cc3e566afb9942c8a8145e220912980 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T16:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Jhuan Cláudio Matos de Oliveira.pdf: 2369999 bytes, checksum: 6cc3e566afb9942c8a8145e220912980 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T16:18:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Jhuan Cláudio Matos de Oliveira.pdf: 2369999 bytes, checksum: 6cc3e566afb9942c8a8145e220912980 (MD5) Previous issue date: 2020-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA História nas histórias em quadrinhos : o uso da Graphic Novel Maus na aprendizagem históricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordEducação históricapt_BR
dc.subject.keywordLinguagens e narrativas históricaspt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordEmpatia históricapt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098283443939889pt_BR
dc.description.resumoO processo de aprendizagem histórica tem sido o foco de pesquisadores por contemplar as mudanças trazidas com a profusão cultural do século XXI. Com o advento da Era Google defendida por Carlos Ginzburg e da cultura de massa de Umberto Eco, é perceptivel o constante crescimento do consumo de multimídias por jovens estudantes. Nesse sentido, essa dissertação analisa os caminhos para o uso da graphic novel produzida por Art Spiegelman, Maus: A história de um sobrevivente , no processo de aprendizagem histórica por meios de narrativas gráficas presentes nas histórias em quadrinhos. Nesta dissertação, também se estabelece as especificidades textuais e estéticas presentes nas histórias em quadrinhos, explícita seu espaço enquanto fonte para a História assim como sua contribuição para a aprendizagem histórica. Consequentemente, a teoria da consciência histórica de Rüsen, articulada com o campo de investigação da Educação Histórica, auxiliado pelo conceito de empatia histórica fornecerem o aparato teórico-metodológico necessário para a elaboração de uma proposta de intervenção didática no formato de uma aula oficina para os anos finais do ensino fundamental II.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Historical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Historical languages and narrativespt_BR
dc.subject.keyword2Comicspt_BR
dc.subject.keyword2Historical empathypt_BR
dc.contributor.referee3Espírito Santo, Janaina de Paula do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4443327571018340pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Jhuan Cláudio Matos de Oliveira.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.