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http://ri.ufmt.br/handle/1/4725
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Da Fazenda Jacobina a Vila Bela da Santíssima Trindade : um roteiro histórico-cultural para a realização de “aula de campo” na fronteira Oeste de Mato Grosso |
Autor(es): | Melo, Jussandro Ferreira de |
Orientador(a): | Gomes, Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo |
Membro da Banca: | Gomes, Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Costa, Carina Martins |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Resumo : | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as relações existentes entre o ensino de História e a Educação Patrimonial através de aulas de campo realizadas com estudantes do Ensino Médio, na Fronteira Oeste de Mato Grosso. Com o intuito de construir um roteiro histórico-cultural de visitação, no percurso de Cuiabá a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, este trabalho desenvolve um estudo sobre a história de Mato Grosso, no período colonial, a partir da segunda metade século XVIII, destacando os principais lugares de memória dessa região mato-grossense, tombados pelo patrimonio histórico estadual e federal. Para isso foram eleitos três lugares de visitação, como pontos privilegiados de memória, que, por si só contam boa parte da história colonial de Mato Grosso: A Fazenda Jacobina, fundada em 1769, o Marco do Jaurú, localizado na cidade de Cáceres, antiga Vila Maria do Paraguai, fundada em 1778, culminando com a antiga capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, fundada em 1752. Esses lugares conservam traços de um período de disputa de dominios coloniais entre portugueses e espanhóis na fronteira oeste de Mato Grosso. Tomando por base o diálogo com a historiografia de Mato Grosso, referência no estudo regional, bem como uma diversicada bibliografia sobre a educação patrimonial e a utilização de aulas de campo em ensino de História, buscamos criar um vínculo entre o conhecimento da história local, o trabalho realizado em sala de aula e as visitas aos lugares considerados fontes de pesquisa histórica deste estado. Criamos para isso um roteiro, que será transformado em produto final para servir de orientação para professores do ensino básico. Essa análise pretendida se concretiza através de experiências adquiridas ao longo de várias visitas com alunos aos lugares estudados na presente pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is aiming at analyzing the relations between the teaching of History and Heritage Education through field classes carried out with high school students in the Western Frontier of Mato Grosso. In order to build a historical-cultural visitation itinerary, on the route from Cuiabá to the city of Vila Bela da Santíssima Trindade, this work develops a study on the history of Mato Grosso in the Colonial Period, from the second half of the 18th century, highlighting the main places of memory of this region of Mato Grosso, protected by the state and federal historical heritage. To this end, three places of visitation were chosen as privileged points of memory, which, in themselves, tell a good part of the colonial history of Mato Grosso: Fazenda Jacobina, founded in 1769; Marco do Jaurú, located in the city of Cáceres and ancient Vila Maria do Paraguay, founded in 1778. The tour leads up to the ancient capital of Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, founded in 1752. These places retain traces of a period of dispute between Portuguese and Spanish over colonial areas on the western border of Mato Grosso. Based on the historiography of Mato Grosso which is a reference in the regional study, as well as a diversified bibliography on heritage education and the use of field classes in history teaching, we seek to create a link between the knowledge of local history, the classroom work and visits to places considered sources of historical research in this state. Therefore, we created a historical-cultural visitation itinerary, which will be transformed into a final product to serve as a guide for primary school teachers. This intended analysis is achieved through experiences acquired over several tours, with the students, to the places studied in this research. |
Palavra-chave: | Ensino de história regional Aula de campo Educação patrimonial |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching regional history Field class Patrimonial education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | MELO, Jussandro Ferreira de. Da Fazenda Jacobina a Vila Bela da Santíssima Trindade: um roteiro histórico-cultural para a realização de “aula de campo” na fronteira Oeste de Mato Grosso. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4725 |
Data defesa documento: | 29-Jun-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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