Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4731
Tipo documento: Dissertação
Título: Viúva-Negra, Miss Marvel e Tempestade : performances históricas da Marvel Comics sobre o feminino para aulas de História no ensino médio
Autor(es): Carvalho, Núbia Prado de
Orientador(a): Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Resumo : Este estudo tem como objetivo contribuir com análises sobre o contexto do movimento feminista nas décadas de 1960 e 1970 ao analisar quadrinhos da Marvel Comics, a saber histórias cujos enredos trazem personagens femininas que se tornaram populares nos últimos anos pela sua veiculação por mídias diversas como filmes e desenhos animados: A Viúva-Negra, codinome de Natasha Romanoff, Miss Marvel conhecida atualmente como Capitã Marvel, alcunha de Carol Danvers e Tempestade/ Ororo Munroe, da equipe dos X-Men. Far-se-á uma pesquisa exploratória sobre os quadrinhos para estabelecer um debate sobre a forma como essas narrativas podem ser utilizadas em sala de aula. Procuramos examinar nessas histórias as relações de gênero que se estabelecem nessa narrativa e a partir delas propor uma metodologia de ensino que possa ser desenvolvida por professores do Ensino Médio para trabalhar os movimentos sociais com vistas a romper com estereótipos ligados a eles, em especial o movimento feminista que foi e é atacado continuamente por grupos conservadores. Para alcançar esse objetivo partimos da premissa de que esses artefatos apresentam manifestações sexistas, uma vez que nesse período elas estarem presente em diferentes veículos culturais, mas procuraremos avançar nessa discussão ao questionar os espaços público/privado que são estipulados nesses enredos para homens e mulheres procurando detectar avanços do debate feminista nesses artefatos utilizando referências como Simone de Beauvoir e Judith Butler.
Resumo em lingua estrangeira: This study has as aim to contribute with analyzes about the context of the feminist movement in the 1960s and 1970s. The Marvel Comics are analyzed, stories whose plots present female characters that have become popular in recent years through their dissemination through various media such as films and cartoons: The Black Widow, who is called Natasha Romanoff, Captain Marvel but who initially had as nickname Miss Marvel Carol Danvers and Storm/Ororo Munroe, the from the X-Men team. Exploratory research on comics will also be carried out to promote a debate about the way these narratives can be used in the classroom. We intend to examine in these stories the gender relations that have been established in this narrative and from them we intend to propose a teaching methodology that can be developed by high school teachers to work the social movements with a perspective of breaking with stereotypes linked to them, especially the feminist movement that has been attacked by conservative groups. To achieve this aim, we start from the premise that these comics have sexist manifestations, since in this period of time they have been presented in different cultural vehicles, but we intend to advance in this discussion by questioning the public and private spaces that are stipulated in these plots for men and women trying to understand the advances in the feminist debate. For this, references such as Simone de Beauvoir and Judith Butler have been used.
Palavra-chave: Ensino de história
Histórias em quadrinhos
Estudos de gênero
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Comics
Gender studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: CARVALHO, Núbia Prado de. Viúva-Negra, Miss Marvel e Tempestade: performances históricas da Marvel Comics sobre o feminino para aulas de História no ensino médio. 2021. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4731
Data defesa documento: 9-Apr-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Núbia Prado de Carvalho.pdf9.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.