Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Pryscila Aparecida Moreira Salgado-
dc.date.accessioned2023-10-09T17:22:15Z-
dc.date.available2020-06-10-
dc.date.available2023-10-09T17:22:15Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Pryscila Aparecida Moreira Salgado. A história e cultura africana e afro-brasileira (Lei 10639/03) em Mato Grosso: aulas oficinas e didática da História. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4732-
dc.description.abstractThis research aims to analyze African and Afro-Brazilian history and culture using the textbook. To this end, the textbook of the 8th year of Elementary Education from the Historiar collection will be analyzed, by the author Gilberto Cotrim and Jaime Rodrigues of the PNLD 2017 - 2019, 2nd edition of Saraiva publisher, chosen by the State School Djalma Ferreira de Souza (2017- 2019 ). The definition of the textbook as a propellant of research is due to its use by History professionals as a historical source and didactic resource in the classroom. From the analysis of the textbook, one can investigate the gaps, silences, stereotypes, images and texts presented about African and Afro Brazilian cultural groups. Theoretically, the research is based on the studies of Kabenguele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2012) and Angela Davis (2013), on issues related to Africanity. On the workshops classes, the approaches of Isabel Barca and Jörn Rüsen are used, in addition to the basis of Law 10.639 / 2003 with the Racial Ethnic Curricular Guidelines. About the textbook, we base our research on Alain Choppin and Sonia Regina Miranda and Tania Regina Luca. And to propose workshops classes with historical themes related to African and Afro-Brazilian history and culture that are in line with the Curricular Guidelines of Mato Grosso that can contribute to the students' historical learning and in the implementation of Law 10.639 / 03, bringing a positive view of the afro population.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-30T14:40:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Pryscila Aparecida Moreira Salgado Siqueira.pdf: 5970124 bytes, checksum: 67f2c195540dc4e33b5fff2f8feb74cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T17:22:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Pryscila Aparecida Moreira Salgado Siqueira.pdf: 5970124 bytes, checksum: 67f2c195540dc4e33b5fff2f8feb74cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T17:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Pryscila Aparecida Moreira Salgado Siqueira.pdf: 5970124 bytes, checksum: 67f2c195540dc4e33b5fff2f8feb74cd (MD5) Previous issue date: 2020-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA história e cultura africana e afro-brasileira (Lei 10639/03) em Mato Grosso : aulas oficinas e didática da Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de história e cultura africana e afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordAulas oficinaspt_BR
dc.subject.keywordAfricanidadept_BR
dc.subject.keywordLei 10639/03pt_BR
dc.contributor.advisor1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3132308342752106pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história e a cultura africana e afro-brasileira com uso do livro didático. Para tal, será analisado o livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental da coleção Historiar, do autor Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues do PNLD 2017 - 2019, 2º edição da editora Saraiva editora, escolhido pela Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza (2017- 2019). A definição do livro didático como propulsor da pesquisa se dá por sua utilização pelos profissionais de História como fonte histórica e recurso didático na sala de aula. A partir da análise do livro didático, pode-se investigar as lacunas, os silenciamentos, os estereótipos, as imagens e os textos apresentados sobre os grupos culturais africanos e afro brasileiros. Teoricamente a pesquisa se embasa pelos estudos de Kabenguele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2012) e Angela Davis (2013), sobre as questões relacionadas a africanidade. Sobre as aulas oficinas utiliza-se as abordagens de Isabel Barca e Jörn Rüsen, além do embasamento da Lei 10.639/2003 com as Diretrizes Curriculares Étnico Racial. Sobre o livro didático embasamos nas pesquisas de Alain Choppin e Sonia Regina Miranda e Tania Regina Luca. E propor aulas oficinas com temas históricos relacionados a história e cultura africana e afro-brasileira que estejam em consonância com as Orientações Curriculares de Mato Grosso que possam contribuir com a aprendizagem histórica dos estudantes e na efetivação da Lei 10.639/03, trazendo uma visão positivada da população afro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching african and afro-brazilian history and culturept_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Classes workshopspt_BR
dc.subject.keyword2Africanitypt_BR
dc.subject.keyword2Law 10639/03pt_BR
dc.contributor.referee3Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Pryscila Aparecida Moreira Salgado Siqueira.pdf5.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.