Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoimbra, Luzia Aparecida Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-10-09T17:24:44Z-
dc.date.available2020-10-08-
dc.date.available2023-10-09T17:24:44Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Luzia Aparecida Gonçalves. Conte outras histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4733-
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyze how indigenous peoples portray in didactical History books from the collection Coleção História em Debate, which the Brazilian National Program for the Didactic Books (PNLD) approved in 2018 and designed to High School students. It intends to identify disruptions and stereotypes permanency after approval of Law no. 11.645/2008, which makes mandatory teaching Indigenous Culture in Elementary Schools nationwide. Besides new content included in the Basic Education Curriculum in Brazil, we can also mention the new paths that History teaching has taken to break traditional concepts and foment critical observations about History. The National Curriculum Parameters (PCN) created in 1990, for instance, encouraged History teaching through a thematic axis. The development of the research occurred through qualitative investigation within a data survey, which referred to didactic books in Brazil and their handling with indigenous thematics. The enormous interest in Indigenous Ethnology and the possibility to sharing new knowledge to a broad audience motivated this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-29T15:36:43Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra.pdf: 1874155 bytes, checksum: b08beccacd8c3cc275b19d7f2909f122 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T17:24:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra.pdf: 1874155 bytes, checksum: b08beccacd8c3cc275b19d7f2909f122 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T17:24:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra.pdf: 1874155 bytes, checksum: b08beccacd8c3cc275b19d7f2909f122 (MD5) Previous issue date: 2020-04-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debatept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEixos temáticospt_BR
dc.subject.keywordTemática indígenapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3348872963315761pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo analisar a forma como são representados os povos indígenas nos livros didáticos de história da Coleção História em Debate, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e destinado aos estudantes do Ensino Médio. Pretende-se identificar as rupturas e permanências nos estereótipos após a aprovação da Lei n. 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas na educação básica de todo o país. Além dos novos conteúdos que passam a integrar o componente curricular da Educação Básica no Brasil, podemos citar também os novos caminhos que o ensino de História tem buscado romper com as ideias tradicionais e promover reflexões críticas sobre a história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados nos anos 1990, por exemplo, incentivaram o ensino de história a partir dos eixos temáticos. A pesquisa desenvolveu-se por meio da investigação qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico acerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado a temática indígena nesses livros. O interesse pela Etnologia indígena e pela possibilidade de compartilhamento de novos conhecimentos motivaram a realização dessa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Didactical bookspt_BR
dc.subject.keyword2Thematic axispt_BR
dc.subject.keyword2Indigenous thematicpt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Maristela Abadia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8997925347732946pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra.pdf1.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.