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http://ri.ufmt.br/handle/1/4760
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Escala de triagem para identificação de sinais de autismo para professores (TEA-prof) : evidências de validade, precisão e parâmetros individuais dos itens |
Autor(es): | Rech, Bárbara David |
Orientador(a): | Alves, Rauni Jandé Roama |
Membro da Banca: | Alves, Rauni Jandé Roama |
Membro da Banca: | Brito, Lucelmo Lacerda de |
Membro da Banca: | Monteiro, Renan Pereira |
Resumo : | Um importante modo de rastrear o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças em idade escolar é por meio de informações de profissionais da educação que convivem diariamente as mesmas. Desse modo, o presente estudo objetivou verificar as evidências de validade, precisão e parâmetros individuais dos itens da “Escala de Triagem para Identificação de Sinais de Autismo para Professores (TEA-PROF)”. A coleta de dados foi realizada remotamente, sendo a TEA-PROF disponibilizada via GoogleForms® e aplicada em 1237 professores do Ensino Fundamental I pertencentes a dois grupos distintos: Grupo A: Professores de crianças autistas, com no mínimo seis meses de experiência de atuação; e aplicada a 29 pais e professores B: Professores de crianças típicas, com no mínimo seis meses de experiência de atuação; e 29 pais e professores correspondentes aos Grupo C: Pais de filhos autistas, de acordo com seu próprio relato; e Grupo D: Professores com, no mínimo, seis meses de atuação com as crianças cujos pais pertenciam ao Grupo C, de acordo com seu próprio relato. Para a análise de dados de comparação entre as respostas obtidas na TEA-PROF dos Grupos A e B, foi empregada a Análise Multivariada da Variância (ANOVA), por meio do software Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0. Os resultados indicaram que a escala diferenciou crianças típicas de crianças com TEA, bem como identificou em quais graus clínicos essas últimas se enquadravam (Quadrado Médio = 396483,195; F = 253,288; Eta parcial quadrado = ,388; p>0,005). A verificação de validade estrutural foi realizada por meio de Análise Fatorial Confirmatória no software R studio. Como resultados, foram encontrados índices de ajuste adequados para um modelo hierárquico. No caso, dois fatores: (a) déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos; (b) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; são justificados pelo fator superior denominado de “TEA”. Para avaliar a precisão do instrumento, foi empregue o Ômega de McDonald hierárquico (ωh) para o modelo total aceito e o alfa de Cronbach (α) para cada fator independente identificado. Os resultados parciais apresentam, em relação à precisão do teste, consistência total de ωh = 0,99 (Intervalo de Confiança [IC] 0,99 – 0,99). A precisão de cada fator existente também foi encontrada: para Déficits persistentes na comunicação Social e Interação Social (CSI): α = 0,97 (IC 0,97 – 0,97); Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (PRR): 0,98 (IC 0,98 – 0,98). Outra análise executada foi a de correlação entre os instrumentos aplicados nos pais, CARS e ICA, com a TEA-PROF, aplicada nos professores (Grupos C e D). Para correlação entre os escores dos instrumentos foi utilizada a Coeficiente de Correlação por Postos de Spearman (rs) e para medida do tamanho do efeito, empregou-se o Coeficiente de Determinação (r). Como resultados, a correlação obtida entre a ICA e a CARS foi a com melhores índices: rs = 0,79; p = < 0,01; r² = 0,62. Ou seja, houve correlação forte, significativa e com grande efeito. Os resultados obtidos para correlação entre a TEA-Prof e o ICA foram: rs = 0,30; p = 0,11; r² = 0,09. Para TEA-Prof e a CARS: rs = 0,35; p = 0,06; r² = 0,12. Ou seja, apresentaram nível moderado em ambos os casos, porém não foram significativas. Apesar disso, os tamanhos de efeito foram medianos. Já para as análises de Teoria de Resposta ao Item (TRI), foi utilizado o software R studio. Foram testados os modelos de resposta gradual (GRADED), de escala gradual (RSM) e de crédito parcial generalizado (GPCM). Como resultados, o GRADED demonstrou-se como modelo mais adequado. Além do mais, também foram eleitos os itens mais significativos para os fatores CSI e PRR, além do nível de habilidade da escala também ter sido adequado, apresentando capacidade discriminativa para crianças com nível baixo de sintomas/habilidade. Portanto, a TEA-PROF apresentou níveis adequados de precisão, do mesmo modo que seus scores apresentaram índices adequados para as validades investigadas. |
Resumo em lingua estrangeira: | An important way to track Autism Spectrum Disorder (ASD) in school-age children is through information from education professionals who live with them daily. Thus, this current study aimed to verify the evidence of validity, precision and individual parameters of the items of the “Screening Scale for Identification Autism Signs for Teachers (ASDTeacher)”. Data collection was carried out remotely, being the ASD-Teacher Scale available via GoogleForms® and applied to 1237 elementary school teachers belonging to two different groups: Group A: Teachers of autistic children, with at least six months of work experience; and applied to 29 parents and teachers; B: Teachers of typical children, with at least six months of work experience; and 29 parents and teachers corresponding to Group C: Parents of autistic children, according to their own report; and Group D: Teachers with at least six months of experience with children whose parents belonged to Group C, according to their own report. For the data comparison analysis, between the ASD-Teacher Scale responses of Groups A and B, the Multivariate Analysis of Variance (MANOVA) was used, using the Statistical Package for the Social Sciences, version 22.0. The results indicated that the scale differentiated typical children from children with ASD, as well as identified which clinical grades the latter fell into (Mean Square = 396483.195; F = 253.288; Eta partial square = .388; p>0.005). Structural validity verification was performed using Confirmatory Factor Analysis in R studio software. As a result, adequate fit indices were found for a hierarchical model. In this case, two factors: (a) persistent deficits in social communication and social interaction in multiple contexts; (b) restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities; are justified by the superior factor called “ASD”. To assess the instrument's accuracy, the hierarchical McDonald's Omega (ωh) was used for the total accepted model and Cronbach's alpha (α) for each independent factor identified. The partial results present, in relation to the precision of the test, total consistency of ωh = 0.99 (Confidence Interval [CI] 0.99 – 0.99). The precision of each existing factor was also found: for Persistent Deficits in Social Communication and Social Interaction (CSI): α = 0.97 (CI 0.97 – 0.97); Restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities (PRR): 0.98 (CI 0.98 – 0.98). It was also performed another analysis of the correlation between the instruments applied to the parents, Childhood Autism Rating Scale (CARS) and Autism Behavior Checklist (ABC), with the ASD-Teacher Scale, applied to the teachers (Groups C and D). To correlate the scores of the instruments, the Spearman Rank Correlation Coefficient (rs) was used and to measure the effect size, the Determination Coefficient (r) was used. As a result, the correlation obtained between ABC and CARS was the one with the best indices: rs = 0.79; p = < 0.01; r² = 0.62. In other words, there was a strong and significant correlation with a great effect. The results obtained for the correlation between ASDTeacher scale and ABC were: rs = 0.30; p = 0.11; r² = 0.09. For ASD-Teacher Scale and CARS: rs = 0.35; p = 0.06; r² = 0.12. That is, they presented a moderate level in both cases, but were not significant. Despite this, the effect sizes were medium. For the Item Response Theory (IRT) analysis, the R studio software was used. Graded response (GRADED), graded scale (RSM) and generalized partial credit (GPCM) models were tested. As a result, GRADED proved to be the most adequate model. Furthermore, the most significant items were also chosen for the CSI and PRR factors, in addition to the scale's skill level being also adequate, presenting discriminative capacity for children with low levels of symptoms/skills. Therefore, the ASD-Teacher Scale presented adequate levels of precision, in the same way that its scores presented adequate indices for the investigated validities. |
Palavra-chave: | Autismo Psicometria Triagem Professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Autism Psychometric Screening Teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | RECH, Bárbara David. Escala de triagem para identificação de sinais de autismo para professores (TEA-prof): evidências de validade, precisão e parâmetros individuais dos itens. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4760 |
Data defesa documento: | 18-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
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