Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4761
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Trevas, luz, arte : o espectador sob efeito da obra |
Autor(es): | Pereira, Bruna Fangueiro |
Orientador(a): | Almeida, Leonardo Pinto de |
Membro da Banca: | Almeida, Leonardo Pinto de |
Membro da Banca: | Alves, Paola Biasoli |
Membro da Banca: | Lee, Henrique de Oliveira |
Membro da Banca: | Laureano, Pedro Sobrino |
Resumo : | Esta produção textual tem como proposta investigar os processos psíquicos inconscientes implicados diante do contato do espectador com uma obra de arte de sua escolha, utilizando-se, para tanto, o viés teórico psicanalítico. O contato do espectador com a obra de arte é também conhecido como o fenômeno de recepção estética do espectador diante da expressão artística. O presente estudo teve como demais objetivos investigar a função da obra a partir da trajetória da psicanálise freudiana com estas produções artísticas e investigar se existem possibilidades de agregação destas obras de arte na prática psicanalítica contemporânea. Para tanto, foram executados quatro estudos de caso, sendo que três deles foram retirados de narrativas literárias de autores que trabalham com a teoria psicanalítica, e um estudo de caso que foi composto pela experiência da própria pesquisadora enquanto espectadora de obras de arte musicais. A pesquisa executada foi de cunho qualitativo, sendo que os estudos de caso contidos nesta dissertação foram obtidos, inicialmente, com a utilização da pesquisa bibliográfica, ao retratar os casos contidos em obras literárias e, posteriormente, com a utilização da pesquisa autobiográfica, ao retratar a experiência da pesquisadora enquanto integrante da pesquisa em questão. O que pôde ser observado a partir dos casos abordados nesta dissertação, foi a concepção da expressão artística enquanto detentora de uma função, por um lado, entorpecente, corroborando as conclusões de Freud acerca da arte. E, por outro lado, foi produzida uma nova concepção teórica a respeito da função da produção artística que se opõe às conclusões abrangidas por Freud. Isto porque esta outra concepção passou a contemplar a arte enquanto possuidora de uma função de desvelamento, que revela os conteúdos psíquicos que jazem na obscuridade do inconsciente. Neste último processo, que foi para além dos limites compreendidos pela psicanálise clássica a respeito da arte e seus efeitos, foi possível o aprofundamento sobre quais as maneiras que ela poderia funcionar como um acesso aos conteúdos traumáticos do espectador e de qual forma a arte poderia propiciar a simbolização destes conteúdos latentes, tornando-os disponíveis à consciência. A partir do momento em que os conteúdos reprimidos foram desvelados aos espectadores por meio de cada uma das experiências de recepção estética componentes dos estudos de caso desta pesquisa, houve, também, um estudo sobre as possibilidades de transmutação do espectador à medida em que, a cada experiência de contato com as respectivas obras, pôde haver um novo sentido criado pelo observador no decorrer do processo de desvelamento de seu próprio inconsciente. Isto propiciou, simultaneamente, a desocultação e a ressignificação dos conteúdos encobertos e protegidos pelas fantasias contra o real ou traumático, transformando sua própria realidade psíquica. |
Resumo em lingua estrangeira: | This textual production proposes to investigate the unconscious psychic processes involved in the spectator's contact with a work of art of their choice, using, for that, the psychoanalytic theoretical bias. The spectator's contact with the work of art is also known as the phenomenon of the spectator's aesthetic reception in the face of artistic expression. The present study had as other objectives to investigate the function of the work from the trajectory of Freudian psychoanalysis with these artistic productions and investigate whether there are possibilities for aggregation of these works of art in contemporary psychoanalytic practice. To this end, four case studies were carried out, three of which were taken from literary narratives by authors who work with psychoanalytic theory, and a case study that was composed by the researcher's own experience as a spectator of musical works of art. The research carried out was of a qualitative nature, and the case studies contained in this dissertation were obtained, initially, with the use of bibliographic research, when portraying the cases contained in literary works and, later, with the use of autobiographical research, when portraying the researcher's experience as part of the research in question. What could be observed from the cases discussed in this dissertation was the conception of artistic expression as having a role, on the one hand, numbing, corroborating Freud's conclusions about art. And, on the other hand, a new theoretical conception was produced regarding the function of artistic production that opposes the conclusions covered by Freud. This is because this other conception came to contemplate art as having a function of unveiling, which reveals the psychic contents that lie in the obscurity of the unconscious. In this last process, which went beyond the limits understood by classical psychoanalysis regarding art and its effects, it was possible to go deeper into the ways in which it could function as an access to the traumatic contents of the viewer and how art could provide the symbolization of these latent contents, making them available to consciousness. From the moment the repressed contents were unveiled to the spectators through each of the aesthetic reception experiences that are part of the case studies of this research, there was also a study on the possibilities of spectator transmutation as in each experience of contact with the respective works, there could be a new meaning created by the observer during the process of unveiling his own unconscious. This provided, simultaneously, the unveiling and the resignification of contents covered and protected by fantasies against the real or traumatic, transforming their own psychic reality. |
Palavra-chave: | Espectador Fenômeno de recepção estética Inconsciente Obra de arte Psíquico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Spectator Aesthetic reception phenomenon Unconscious Work of art Psychic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | PEREIRA, Bruna Fangueiro. Trevas, luz, arte: o espectador sob efeito da obra. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4761 |
Data defesa documento: | 29-Nov-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Bruna Fangueiro Pereira.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.