Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Lucio Mario-
dc.date.accessioned2023-10-20T12:20:10Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2023-10-20T12:20:10Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucio Mario. Corrente parasitas: uma abordagem para o ensino médio com ênfase na experimentação. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4797-
dc.description.abstractThe present work aimed to elaborate and implement in the classroom a series of experimental practices in order to inserting a eddy currents contents in the high school Physics classes. The project was applied to a third year high school class Cremilda Oliveira Viana State School in Primavera do Leste - MT. Foucault's currents (or eddy currents), are induced in non-magnetic metal by varying a magnetic field. These currents are of great importance in industrial technological applications, either for their desirable effects, such as train braking, or for undesirable effects, such as in transformer cores. Although they are not part of the high school curriculum and are not considered in textbooks, they are extremely rich for the teaching of physics, because, for their understanding, it is necessary to approach and relate various concepts such as magnetic field, magnetic flux, electromagnetic induction and Lenz's law. The educational product entitled Foucault's Currents - Paths for Experimentation, brings instructional material for development and exploration of 05 (five) experiments: three-dimensional perception of magnetic field lines, magnetic train mini prototype, magnetic damping, magnetic ramp and magnetic brake. For each of the experiments, suggestions for exploring related content, discussion proposals, and learning assessment are presented. As a result of our work, we were able to see a conceptual evolution that students were buying about electromagnetic induction, often not achieved in classroom, and how this effect is directly linked to eddy current. Still, the students are motivated, interested, participating and, importantly, show great interest in continuing to have experimental activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-10-07T15:27:51Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Lucio Mario Costa.pdf: 21513051 bytes, checksum: bffb36f8f9e7f851e96f3d1729db79f7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-20T12:20:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Lucio Mario Costa.pdf: 21513051 bytes, checksum: bffb36f8f9e7f851e96f3d1729db79f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T12:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Lucio Mario Costa.pdf: 21513051 bytes, checksum: bffb36f8f9e7f851e96f3d1729db79f7 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorrente parasitas : uma abordagem para o ensino médio com ênfase na experimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordCorrentes parasitaspt_BR
dc.subject.keywordCorrentes de Foucaultpt_BR
dc.subject.keywordFrenagem eletromagnéticapt_BR
dc.subject.keywordTrem eletromagnéticopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee2Verde, Ediron Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125060759755006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228223639762566pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou a claboração ce implementação em sala de aula de uma série de aulas experimentais com a finalidade de inserir o conteúdo correntes parasitas nas aulas de Física do ensino Médio. O projeto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cremilda Oliveira Viana em Primavera do Leste — MT. As correntes parasitas (ou correntes de Foucault), são induzidas em metal não magnético através da variação de um campo magnético. Essas correntes são de grande importância em aplicações tecnológicas e industriais, seja por seus efeitos desejáveis, como na frenagem de trens, ou por efeitos indesejáveis, como nos núcleos de transformadores. Embora não façam parte da grade curricular do Ensino Médio e não sejam tratados nos livros-textos, são de extrema riqueza para o ensino de Física, pois, para seu entendimento, é necessário abordar e relacionar conceitos variados como campo magnético, fluxo magnético, indução eletromagnética e lei de Lenz. O produto educacional intitulado Correntes parasitas — caminhos para experimentação, traz material instrucional para desenvolver e explorar 05 (cinco) experimentos: percepção tridimensional das linhas de campo magnético, mini protótipo de trem magnético, amortecimento magnético, rampa magnética e freio magnético. Para cada um dos experimentos são apresentadas sugestões de exploração do conteúdo relacionado, propostas de discussões e de avaliação da aprendizagem. Como resultado de nosso trabalho, pudemos perceber a evolução conceitual que os alunos foram adquirindo sobre a indução eletromagnética, muitas vezes não alcançada nas aulas teóricas, e como esse efeito está diretamente ligado às correntes parasitas. Ainda, os alunos se mostraram motivados, interessados, participativos e, o que é importante, mostraram grande interesse em continuar tendo atividades experimentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Eddy currentpt_BR
dc.subject.keyword2Foucault's currentpt_BR
dc.subject.keyword2Electromagnetic breakingpt_BR
dc.subject.keyword2Electromagnetic trainpt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Jalles Franco Ribeiro da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9090250082082210pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Lucio Mario Costa.pdf21.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.