Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Edileuza Aparecida Silva-
dc.date.accessioned2023-10-20T15:55:19Z-
dc.date.available2022-03-12-
dc.date.available2023-10-20T15:55:19Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.identifier.citationCRUZ, Edileuza Aparecida Silva. Orientação profissional: impasses na escolha na graduação. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4804-
dc.description.abstractThe choice of an undergraduate course is a crucial moment in the lives of subjects whose insertion in the university space, in addition to enabling the acquisition of specific knowledge in professional fields and preparing students to enter the world of work, has consequences in several aspects in the construction of an adult identity. Most individuals begin to question and be asked about their professional choice in adolescence, a period of physical, emotional and social changes that may be accompanied by doubts, insecurities and, for some young people, capable of generating intense psychological suffering. In the literature within the field of Psychology, which has focused on professional guidance, variables such as family identifications, affective repairs, social validation of the profession, identity construction processes can be present when the subject experiences his process of defining an undergraduate course. The objective of this study is to undertake an investigation of the subjective processes involved in the professional choice through the assistance in professional guidance by the clinical modality. Up to eight individual consultations were offered to students who sought the Applied Psychology Service at the Federal University of Mato Grosso, with impasses regarding the degree they chose. Most students report insecurities with the choice they made, a sense of loneliness and feel a lack of family and academic support for the anxieties experienced during graduation. The assistance helped to understand the students' internal conflicts and the personal meaning of the choice for the construction of occupational identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-06-05T13:16:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Edileuza Aparecida Silva Cruz.pdf: 1542673 bytes, checksum: a71d43513330107344caeb24b9e985dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-20T15:55:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Edileuza Aparecida Silva Cruz.pdf: 1542673 bytes, checksum: a71d43513330107344caeb24b9e985dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T15:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Edileuza Aparecida Silva Cruz.pdf: 1542673 bytes, checksum: a71d43513330107344caeb24b9e985dc (MD5) Previous issue date: 2020-07-03en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOrientação profissional : impasses na escolha na graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrientação profissional clínicapt_BR
dc.subject.keywordEscolha profissional na universidadept_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.contributor.advisor1Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Paola Biasoli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160942616671815pt_BR
dc.contributor.referee2Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6517230236813328pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma investigação sobre a construção da identidade ocupacional de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que apresentaram em suas queixas e demanda de atendimento ao Serviço de Psicologia Aplicada da UFMT, dilemas, medos, frustrações etc. que experimentam na vivência da graduação que escolheram. Tal investigação se constitui como uma pesquisa-intervenção, sendo a metodologia para coleta de dados a oferta de atendimento orientação profissional em modalidade clínica para estes estudantes. A identidade ocupacional é, segundo Bohoslavsky, a autopercepção, ao longo do tempo, em termos de papéis ocupacionais. A construção de uma identidade ocupacional relaciona-se, para modalidade clínica, com variáveis diversas como identificações familiares, narrativas de reparações afetivas e validação social da profissão. O objetivo deste estudo é empreender uma investigação dos processos subjetivos, bem como a percepção de determinações socias envolvidas na escolha de um curso de graduação e no posterior desenvolvimento de uma identidade ocupacional. Foram oferecidos até oito atendimentos individuais para estudantes que procuraram o Serviço de Psicologia Aplicada Universidade Federal de Mato grosso, com impasses a respeito do curso de graduação que escolheram. Os estudantes relataram tanto inseguranças com escolha que fizeram tanto quanto as escolhas posteriores que devem realizar cotidianamente em seus espaços de formação. As principais queixas permearam sensação de solidão, a falta de apoio familiar e acadêmico institucional para as angústias vivenciadas durante a graduação. Os atendimentos evidenciaram os conflitos internos dos discentes e auxiliaram no processo de significação pessoal das escolhas para a construção da identidade ocupacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Clinical professional guidancept_BR
dc.subject.keyword2Professional choice at the universitypt_BR
dc.subject.keyword2Psychoanalysispt_BR
dc.contributor.referee3Castilho, Pedro Teixeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549445903596421pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Edileuza Aparecida Silva Cruz.pdf1.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.