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Tipo documento: Dissertação
Título: Assessing the research and education approaches of the agricultural industry in the middle north of state of Mato Grosso, Brazil
Autor(es): Reis, Jordane Aparecida Vieira dos
Orientador(a): Abreu, Daniel Carneiro de
Coorientador: Vreyens, John Robert
Membro da Banca: Abreu, Daniel Carneiro de
Membro da Banca: Vreyens, John Robert
Membro da Banca: Oliveira, André Soares de
Membro da Banca: Silva, Wininton Mendes da
Membro da Banca: Barros, Vanessa Aparecida Moreira de
Resumo : A agricultura representa grande relevância para o país e para o estado de Mato Grosso. Em consequência, o desenvolvimento de estratégias que ampliem o desenvolvimento sustentável e contribuam para edificação de uma sociedade instruída são compromissos do Programa Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Sustentabilidade Agropecuária, o AgriSciences. Além disso, a interação e participação de diferentes instituições de ensino, pesquisa e extensão, juntamente com atores locais, representa importante sinergia para a desenvolvimento científicotecnológico das instituições, assim como para identificação dos desafios e demandas da sociedade. Objetivou-se desenvolver uma compreensão inicial das necessidades de pesquisa e capacitação dos agricultores e profissionais da agricultura do médio-norte do Estado de Mato Grosso, nos municípios Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Justifica-se entender como, quando e onde os agricultores e profissionais da agricultura estão se capacitando e apreender sobre o cenário e quais os métodos de treinamentos acessados por eles, verificar a contribuição da Universidade Federal de Mato Grosso na região que ela está inserida, num conjunto regional apresentar os desafios propostos pelo desenvolvimento do setor agrícola e mostrar o que o torna necessário como inclusão de novos métodos de aprendizagem. Como método foram formulados questionários para realizar uma análise descritiva do panorama atual da região. O Needs Assessment Circuit (NAC) foi validado e considerado como mais prático e informativo método de levantamento de dados do projeto de pesquisa e extensão AgriSciences No Capítulo I está a realização da caracterização dos agricultores sobre uma abordagem de aprendizados rurais e capacitação. No Capítulo II foi possível identificar os hábitos de capacitação e quais as perspectiva dos profissionais da agricultura.. Esse projeto foi cadastrado e autorizado pelas instâncias responsáveis pelos projetos de extensões da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para o desenvolvimento desse trabalho, através de ações de extensão rural, obteve-se respostas de noventa e quatro (94) agricultores e oitenta e nove (89) profissionais da agricultura. Os agricultores da possuem alto nível de escolaridade, embora, qualificação profissional não esteja associada ao conhecimento técnico os programas de capacitação podem transformar a realidade do campo brasileiro. A transformação nos sistemas de produção com estratégias de mitigação contribuem para uma produtividade mais sustentável. Nesse sentido, os profissionais da agricultura não estavam habituados para capacitação e compartilhamento de informações no formato 100% online. Qual o peso da capacitação a distância, como será a inovação do método de adquirir informação técnica, numa rotina que exige extensas horas no campo? Os profissionais buscam atender as demandas de maneira eficiente, priorizando o tempo disponível que eles possuíam e indicam o período de entressafra como a melhor época para receber capacitação. A pesquisa alcançada possui grande relevância para comunidade acadêmica, pois possibilitou a construção de novas hipóteses que podem ser transformadas em pesquisas futuras.
Resumo em lingua estrangeira: Agriculture is of great importance for the country and for the state of Mato Grosso. As a result, the development of strategies that enhance sustainable development and contribute to building an educated society are commitments of the Brazilian Program for Research and Education in Agricultural Sustainability, AgriSciences. In addition, the interaction and participation of different teaching, research and extension institutions, together with local actors, represents an important synergy for the scientific-technological development of the institutions, as well as for identifying the challenges and demands of society. The objective was to develop an initial understanding of the research and training needs of farmers and agricultural professionals in the mid-north of the state of Mato Grosso, in the municipalities of Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso and Sinop. It is justified to understand how, when and where farmers and agricultural professionals are training and learn about the scenario and which training methods they access, check the contribution of the Federal University of Mato Grosso in the region in which it is located, in a regional group present the challenges posed by the development of the agricultural sector and show what makes it necessary as the inclusion of new learning methods. As a method, questionnaires were formulated to carry out a descriptive analysis of the current panorama of the region. The Needs Assessment Circuit (NAC) has been validated and considered as the most practical and informative data collection method of the AgriSciences research and extension project. In Chapter II it was possible to identify the training habits and the perspectives of agricultural professionals. This project was registered and authorized by the bodies responsible for extension projects at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). For the development of this work, through rural extension actions, responses were obtained from ninety-four (94) farmers and eighty-nine (89) agricultural professionals. Farmers have a high level of education, although professional qualification is not associated with technical knowledge, training programs can transform the reality of the Brazilian countryside. The transformation of production systems with mitigation strategies contributes to a more sustainable productivity. In this sense, agricultural professionals were not used to training and sharing information in a 100% online format. What is the weight of distance training, how will the method of acquiring technical information be innovative, in a routine that requires long hours in the field? Professionals seek to meet demands efficiently, prioritizing the time available to them and indicating the off-season period as the best time to receive training. The research achieved has great relevance for the academic community, as it enabled the construction of new hypotheses that can be transformed into future research.
Palavra-chave: Sustentabilidade
Questionários
Transferência de informação
Agricultores e profissionais da agricultura
Novos métodos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Sustainability
Surveys
Information transfer
Crop farmers and agprofessionals
New methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Referência: REIS, Jordane Aparecida Vieira dos. Assessing the research and education approaches of the agricultural industry in the middle north of state of Mato Grosso, Brazil. 2021. 55 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4877
Data defesa documento: 30-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICAA - PPGZ - Dissertações de mestrado

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