Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Amanda de Oliveira de-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:22:40Z-
dc.date.available2021-03-03-
dc.date.available2023-11-24T13:22:40Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationJESUS, Amanda de Oliveira de. Aprendendo a física do oscilador harmônico utilizando o ambiente 3D VPython. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4893-
dc.description.abstractThis project aims to suggest a strategy for teaching physics, which can be applied at any time in high school, using an operational 3D interaction environment. In our case, it was applied to the 3rd year class of the Technical Course in Informatics Integrated to High School, from the Federal Institute of Mato Grosso - Campus Barra do Garças. In this sense, the idealization of the work took place through computational animations, developed using the Python language, on the Vpython platform. Where, we explore the following physical concepts: force, acceleration, speed, mechanical energy, potential energy, kinetic energy, damping cases, pendulum, period, frequency, Newton's and Hooke's laws. We use Tics, as an aid tool in the teaching-learning process. Thus, the execution of the proposal started with the application of the pre-test (verification of what the student is aware of), discussion of the themes (review of the concepts that will be addressed in the animations), application of practical class scripts (manipulation codes) and post-test (student evaluation). We realized that we achieved satisfactory results since, we contemplate the connection of the common curricular grid with the specific grid of the computer course, so that the students when manipulating the codes as proposed in the scripts felt motivated and consequently contributed to the acquisition and understanding of the concepts physicists.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-04T14:41:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Amanda de Oliveira de Jesus.pdf: 5120636 bytes, checksum: b03713ff7098e56aa1ef1bab735c773b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-24T13:22:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Amanda de Oliveira de Jesus.pdf: 5120636 bytes, checksum: b03713ff7098e56aa1ef1bab735c773b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T13:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Amanda de Oliveira de Jesus.pdf: 5120636 bytes, checksum: b03713ff7098e56aa1ef1bab735c773b (MD5) Previous issue date: 2020-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendendo a física do oscilador harmônico utilizando o ambiente 3D VPythonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOscilação harmônicapt_BR
dc.subject.keywordSistema massa-molapt_BR
dc.subject.keywordTICs na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSimuladorespt_BR
dc.subject.keywordVpythonpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948464043102244pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo sugerir uma estratégia para o ensino de Física, o qual pode ser aplicado na turma do 3º ano do Ensino Médio, utilizando um ambiente operacional de interação 3D. No nosso caso, foi aplicado na turma do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Barra do Garças. Nesse sentido, a idealização do trabalho se deu por meio de animações computacionais, desenvolvidas utilizando a linguagem Python, na plataforma Vpython. Exploramos os seguintes conceitos físicos: força, aceleração, velocidade, energia mecânica, energia potencial, energia cinética, casos de amortecimentos, pêndulo, período, frequência, as leis de Newton e de Hooke. Usamos as TICs, como ferramenta auxiliadora no processo de Ensino Aprendizagem. Dessa forma, a execução da proposta iniciou com a aplicação do pré-teste (verificação do que o aluno tem noção), discussão sobre os temas (revisão dos conceitos que vão ser abordados nas animações), aplicação dos roteiros de aula prática (manipulação dos códigos) e pós-teste (avaliação dos discentes). Percebemos que conseguimos resultados satisfatórios uma vez que contemplamos a ligação da grade curricular comum com a grade específica do curso de informática, sendo assim os alunos, ao manipularem os códigos, como proposta nos roteiros se sentiram motivados e consequentemente isso contribuiu para a aquisição e compreensão dos conceitos físicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Harmonic oscillationpt_BR
dc.subject.keyword2Mass-spring systempt_BR
dc.subject.keyword2TICs in educationpt_BR
dc.subject.keyword2Simulatorspt_BR
dc.subject.keyword2Vpythonpt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Amanda de Oliveira de Jesus.pdf5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.