Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Gerson de-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:24:52Z-
dc.date.available2021-03-05-
dc.date.available2023-11-24T13:24:52Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.citationJESUS, Gerson de. Abordando o ensino de eletrostática através da construção do gerador de Van de Graaff. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4894-
dc.description.abstractThis Master's dissertation has as main objective to describe the experimental practice, using the electrostatic generator, built with alternative material and of low cost, as pedagogical tool in the teaching learning of the contents of the electrostatic. This work was applied in a State School of the State of Goiás, with 23 students of the third grade of high school. The purpose of the dissertation was to provide an attractive teaching, based on the experimental act, using it as a motivational means in the assimilation of knowledge. The research addresses the literature review, making reference to the teaching of physics and pedagogical practice. The application of the product contributes significantly to the understanding of the concepts of electrostatics, such as: The history of electricity, electric charge, electrification processes, conductors and insulators, electric force, electric field and electric potential. The components of the generator will be presented, highlighting its operation, application and results, in addition to showing the process of assembling a model made from materials that are easy to obtain and of low cost. Based on the contents of electrostatics, proposals for activities and their possible approaches with the generator were elaborated. This work does not focus on evaluating the effectiveness of the resource, but on providing an alternative to the teacher in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-04T15:27:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gerson de Jesus.pdf: 5157607 bytes, checksum: 56219d2c22776ecb625ddeac32f79777 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-24T13:24:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gerson de Jesus.pdf: 5157607 bytes, checksum: 56219d2c22776ecb625ddeac32f79777 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T13:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gerson de Jesus.pdf: 5157607 bytes, checksum: 56219d2c22776ecb625ddeac32f79777 (MD5) Previous issue date: 2021-02-05en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAbordando o ensino de eletrostática através da construção do gerador de Van de Graaffpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGerador eletrostáticopt_BR
dc.subject.keywordMaterial de baixo custopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletrostáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914218784239617pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação de Mestrado tem como principal objetivo descrever a prática experimental, utilizando o gerador eletrostático, construído com material alternativo e de baixo custo, como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem dos conteúdos da eletrostática. Esse trabalho foi aplicado em uma Escola Estadual do Estado de Goiás, com 23 alunos da terceira série do ensino médio. O intuito da dissertação foi proporcionar um ensino atrativo, pautado no ato experimental, utilizando-o como meio motivacional na assimilação dos saberes. A pesquisa aborda a revisão bibliográfica, fazendo referência ao ensino da física e da prática pedagógica. A aplicação do produto contribui significativamente para o entendimento dos conceitos da eletrostática, tais como: A história da eletricidade, carga elétrica, processos de eletrização, condutores e isolantes, força elétrica, campo elétrico e potencial elétrico. Serão apresentados os componentes do gerador, destacando o seu funcionamento, aplicação e os resultados, além de mostrar o processo de montagem de um modelo confeccionado a partir de materiais de fácil obtenção e de baixo custo. Com base nos conteúdos de eletrostática, foram elaboradas propostas de atividades e as possíveis abordagens delas com o gerador. Esse trabalho não tem o enfoque de avaliar a eficácia do recurso, mas, possibilitar uma alternativa ao professor em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Electrostatic generatorpt_BR
dc.subject.keyword2Low-cost materialpt_BR
dc.subject.keyword2Experimentationpt_BR
dc.subject.keyword2Electrostaticpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gerson de Jesus.pdf5.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.