Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, André Domingos de-
dc.date.accessioned2023-11-27T12:14:19Z-
dc.date.available2020-12-13-
dc.date.available2023-11-27T12:14:19Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationBRITO, André Domingos de. Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4901-
dc.description.abstractThis academic work has as a goal to propose a methodology for the production of Comic Books aiming a meaningful historical learning for students in the Elementary School. Therefor, we sought to understand the conceptualization, definition and historicity of comic books and their relationship with teaching and learning in History; we also sought to present a debate about the insertion of the History´s workshop-class as a constructivist proposal for historical learning; and finally, it was indicate the elaboration of a History´s workshop-class through the construction of Comic Books that have as a criterion the mobilization of the language of these cultural artifacts and historical culture of the students from Elementary School. This research is turned to the knowledge’s referred the Historical Education, aiming looking to youngers from public school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-10T16:26:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf: 7126347 bytes, checksum: 1e9f399d31f67424569e41e34c1e6a53 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-27T12:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf: 7126347 bytes, checksum: 1e9f399d31f67424569e41e34c1e6a53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T12:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf: 7126347 bytes, checksum: 1e9f399d31f67424569e41e34c1e6a53 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordAula - oficinapt_BR
dc.contributor.advisor1Sena, Ernesto Cerveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8941929217182412pt_BR
dc.contributor.referee1Sena, Ernesto Cerveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8941929217182412pt_BR
dc.contributor.referee2Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6959269332618393pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a produção de Histórias em Quadrinhos visando uma aprendizagem histórica significativa para os estudantes do ensino fundamental. Para isso, buscou-se compreender a conceitualização, definição e historicidade das histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino e a aprendizagem em história. Também procurou-se apresentar o debate sobre a inserção da aula-oficina de história como proposta construtivista para a aprendizagem histórica; e por fim indicou-se a elaboração de uma aula-oficina de história por meio da construção de histórias em quadrinhos que tenham como critério a mobilização da linguagem desses artefatos culturais e a cultura histórica dos estudantes de ensino fundamental. Esta pesquisa está voltada para os saberes referentes a Educação Histórica, visando atender jovens de escolas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Comic bookpt_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Workshop - classpt_BR
dc.contributor.referee3Assumpção, Luis Filipe Bantim de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4967886613677525pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf6.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.