Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, André Domingos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T12:14:19Z | - |
dc.date.available | 2020-12-13 | - |
dc.date.available | 2023-11-27T12:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-29 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, André Domingos de. Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/4901 | - |
dc.description.abstract | This academic work has as a goal to propose a methodology for the production of Comic Books aiming a meaningful historical learning for students in the Elementary School. Therefor, we sought to understand the conceptualization, definition and historicity of comic books and their relationship with teaching and learning in History; we also sought to present a debate about the insertion of the History´s workshop-class as a constructivist proposal for historical learning; and finally, it was indicate the elaboration of a History´s workshop-class through the construction of Comic Books that have as a criterion the mobilization of the language of these cultural artifacts and historical culture of the students from Elementary School. This research is turned to the knowledge’s referred the Historical Education, aiming looking to youngers from public school. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-10T16:26:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf: 7126347 bytes, checksum: 1e9f399d31f67424569e41e34c1e6a53 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-27T12:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf: 7126347 bytes, checksum: 1e9f399d31f67424569e41e34c1e6a53 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-27T12:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf: 7126347 bytes, checksum: 1e9f399d31f67424569e41e34c1e6a53 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aula - oficina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sena, Ernesto Cerveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8941929217182412 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sena, Ernesto Cerveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8941929217182412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6959269332618393 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a produção de Histórias em Quadrinhos visando uma aprendizagem histórica significativa para os estudantes do ensino fundamental. Para isso, buscou-se compreender a conceitualização, definição e historicidade das histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino e a aprendizagem em história. Também procurou-se apresentar o debate sobre a inserção da aula-oficina de história como proposta construtivista para a aprendizagem histórica; e por fim indicou-se a elaboração de uma aula-oficina de história por meio da construção de histórias em quadrinhos que tenham como critério a mobilização da linguagem desses artefatos culturais e a cultura histórica dos estudantes de ensino fundamental. Esta pesquisa está voltada para os saberes referentes a Educação Histórica, visando atender jovens de escolas públicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Comic book | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Historical learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Workshop - class | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Assumpção, Luis Filipe Bantim de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4967886613677525 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf | 6.96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.