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Tipo documento: Dissertação
Título: Esquemas de percepção das relações sociais pelas classes populares e a ordem social no Haiti de 1986 a 2018 : uma explicação da inexistência de um "Movimento Popular" no campo político haitiano.
Autor(es): Lucien, Louis Jacksonne
Orientador(a): Rondon Filho, Edson Benedito
Membro da Banca: Rondon Filho, Edson Benedito
Membro da Banca: Estevinho, Telmo Antônio Dinelli
Membro da Banca: Covezzi, Marinete
Resumo : Este trabalho de pesquisa busca analisar a interferência dos esquemas de percepção das relações sociais estabelecidas pelas classes populares na constituição de movimento popular de transformação da ordem social no Haiti de 1986 a 2018. Em síntese, trinta anos atrás, sob a liderança de vários fatores e uma forte presença das categorias sociais populares, a sociedade civil haitiana enfrentou a ditadura dos Duvalier, enquanto reivindicava a construção de uma sociedade democrática e menos desigualitária. Segundo a leitura majoritária, mais do que a queda da ditadura que ocorreu em 1986, esse movimento visou uma transformação total da estrutura social que produz a exclusão em massa na sociedade haitiana. No entanto, hoje muitos pesquisadores fazem, por um lado, uma declaração de fracasso e falam, por outro lado, da falta de um movimento social progressista no Haiti. Com efeito, apesar da permanência da crise societária e do agravamento de suas condições de vida, as categorias sociais populares não conseguem constituir um "movimento popular" com vistas a uma transformação de relações estruturais desiguais. A questão problema a ser respondida é: Como os esquemas de percepções das relações sociais das classes populares do Haiti interferiram / interferem na constituição de um movimento político, entre os anos 1986 e 2018, que transformasse a ordem social naquele país? Assim, formulamos a hipótese de que as classes populares do Haiti (os pequenos camponeses haitianos, a maioria das categorias urbanas), em sua maior parte, excluídas do mercado formal do trabalho e sem um capital escolar significativo apresentam esquemas de percepções das relações sociais, herdadas da vida camponesa, reforçadas pela moralidade religiosa - despossuídas da possibilidade de conceber a sociedade como um espaço de lutas objetivas. A abordagem é qualitativa, com uma fase exploratória seguida de descrição. A pesquisa bibliográfica deu suporte para coleta de dados indiretos e para os dados diretos se desenvolveu um roteiro de entrevista semiestruturada realizada com diferentes sujeitos das classes populares para coletar e analisar as suas percepções de relações sociais, lutas políticas e sociais. O suporte teórico é o estruturalismo genético de Pierre Bourdieu, sobretudo as categorias de habitus e campos sociais. Nossos dados confirmam que a maioria dos entrevistados concebe relações sociais com base na apropriação doxica das relações estruturais entre classes e da evidência de sua humanidade, cujo pedido de reconhecimento é a base de suas críticas às classes dominantes. Suas opiniões sobre lutas políticas e sociais revelam um desconhecimento dos antagonismos dos campos sociais, expressa pelo seu apelo à unidade, entre políticos e classes sociais. As declarações demostraram que o apelo à unidade das classes pelas categorias populares reflete acima de tudo uma crítica ao individualismo das classes dominantes e uma percepção comunitária das relações sociais em total afinidade lógica com a norma da sociedade tradicional haitiana que queria banir qualquer espírito individualista dos agentes socializados dentro de suas estruturas, priorizando estratégias educacionais que inculcassem uma valorização total do espírito comunitário nos indivíduos para a preservação dessa comunidade. Privadas dos meios de produção cultural do mundo social, essas classes mobilizam seus esquemas comunitários de relações para formular seus julgamentos de lutas sociais e políticas. Seu ethos de classe é totalmente estranho à lógica prática das sociedades capitalistas. Esses esquemas interferiram na constituição de um movimento popular na medida em que essas classes populares preferiram rejeitar, em vez de legitimar os discursos heréticos que tentam desvendar a conflitualidade estrutural que os une à oligarquia haitiana, pois são contrários ao seu senso comum. Em suma, isso interferiu na constituição de um movimento popular de transformação da ordem social haitiana, pois a partida de julgamentos éticos dessas classes populares das lutas fez com que estas se tornassem incapazes de se constituir em uma classe efetiva, isto é, mobilizada em confronto com a oligarquia como uma classe adversa contra a qual é necessário lutar.
Resumo em lingua estrangeira: This research work has as a general objective to analyze the interference of the perception patterns of social relations by the popular classes in the difficulty of constituting a popular movement for a transformation of the social order in Haiti from 1986 to 2018. Thirty years ago, under the impetus of various factors, and a strong presence of the popular social categories, the Haitian civil society confronted the dictatorship of the Duvaliers, while claiming the construction of a democratic society and less inegalitarian. According to the majority reading, more than the fall of the dictatorship that will occur in 1986, this movement aimed at a total transformation of the social structure producing mass exclusion that is Haitian society. However, today many researchers make, on the one hand a statement of failure and even speak on the other hand, the lack of a progressive social movement in Haiti. Indeed, in spite of the permanence of the societal crisis and the worsening of their living conditions, the popular social categories do not manage to constitute a "popular movement" with a view to a transformation of unequal structural relations. The problem question to be answered is: How did the perceptions of social relations perceptions of the popular classes of Haiti interfere / interfere in the constitution of a political movement between 1986 and 2018 that would transform the social order in that country? Thus, we formulate the hypotheses that: The Haitian peasantry, the majority of the urban categories, largely excluded from the formal labor market and without significant school capital showed patterns of perceptions of social relations inherited from peasant life reinforced by religious morality - deprived of the possibility of conceiving society as a space of objective struggles. The approach of this research will be qualitative, with an exploratory phase followed by a description. The literature search will support the collection of indirect data. For the direct data, we will develop a semi-structured interview guide to interrogate different subjects of the popular classes in order to collect and analyze their perception of social relations, political and social struggles. The theoretical support is Pierre Bourdieu's genetic structuralist, in particular the categories of habitus and the social fields. Our data confirm that most respondents conceive social relations based on the doxical appropriation of structural relations between classes and the evidence of their humanity, whose request for recognition is the basis of their criticism of the ruling classes. Their views on political and social struggles reveal a lack of awareness of the antagonisms of social fields, expressed by his appeal to unity between politicians and social classes.The statements demonstrated that the appeal to the unity of the classes by the popular categories reflects above all a critique of the individualism of the ruling classes. A community perception of social relations in total logical affinity with the standard of traditional Haitian society that wanted to ban any individualistic spirit from socialized agents within its structures, prioritizing educational strategies that inculcated a full appreciation of the community spirit in individuals for the preservation of this community. Deprived of the means of cultural production of the social world, these classes mobilize their community relations schemes to formulate their judgments of social and political struggles. Its class ethos is totally foreign to the practical logic of capitalist societies. These schemes interfered with the constitution of a popular movement to the extent that these popular classes preferred to reject rather than legitimize heretical discourses that attempt to unravel the structural conflict that unites them with the Haitian oligarchy because they are contrary to their common sense. In short, this interfered with the constitution of a popular movement of transformation of the Haitian social order, because the departure of ethical judgments of these popular classes of struggle made them unable to constitute an effective class, that is, mobilized in confrontation with the oligarchy as an adverse class to fight against.
Palavra-chave: Campo político haitiano
Movimento popular
Classes populares
Esquema de percepção
Estruturalismo genético
Palavra-chave em lingua estrangeira: Haitian political field
Popular movement
Popular classes
Perception scheme
Genetic structuralism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: LUCIEN, Louis Jacksonne. Esquemas de percepção das relações sociais pelas classes populares e a ordem social no Haiti de 1986 a 2018: uma explicação da inexistência de um "Movimento Popular" no campo político haitiano. 2020. 270 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4903
Data defesa documento: 28-Feb-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

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