Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Gilmar Francisco de-
dc.date.accessioned2023-11-27T17:04:40Z-
dc.date.available2021-11-30-
dc.date.available2023-11-27T17:04:40Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.citationLARA, Gilmar Francisco de. O conjunto dos números complexos: uma proposta didática. 2021. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4923-
dc.description.abstractIn this work, we present a historical approach to the construction of the complex number set, so that basic education students can effectively understand the operations and properties of this set. We also bring the current concept of complex numbers, as well as their properties and representations, demonstrated and exemplified. In addition, we created two models of directed activities, so that high school teachers can apply in the classroom and, with the help of software such as Geogebra, build with the students the idea of complex numbers, as well as their basic operations, as they were conceived centuries ago.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-21T14:52:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gilmar Francisco de Lara.pdf: 2420319 bytes, checksum: 63919a02945177da3ff2c3c10e9af1e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-27T17:04:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gilmar Francisco de Lara.pdf: 2420319 bytes, checksum: 63919a02945177da3ff2c3c10e9af1e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T17:04:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gilmar Francisco de Lara.pdf: 2420319 bytes, checksum: 63919a02945177da3ff2c3c10e9af1e1 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO conjunto dos números complexos : uma proposta didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória da matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEquações cúbicaspt_BR
dc.subject.keywordSugestões de atividadespt_BR
dc.contributor.advisor1Krindges, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma abordagem histórica para a construção do conjunto dos números complexos, afim de que os alunos da educação básica possam compreender de forma eficaz as operações e propriedades deste conjunto. Trazemos também o conceito atual de números complexos, bem como suas propriedades e representações, demonstradas e exemplificadas. Além disso, criamos dois modelos de atividades dirigidas, para que professores do ensino médio possam aplicar em sala e, com ajuda de softwares como o Geogebra, construir com os alunos a ideia de números complexos e suas operações básicas, bem como elas foram concebidas a séculos atrás.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2History of mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Cubic equationspt_BR
dc.subject.keyword2Suggestions of activitiespt_BR
dc.contributor.referee3Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gilmar Francisco de Lara.pdf2.36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.