Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Lorena Silvestre Lacerda-
dc.date.accessioned2023-11-29T12:06:49Z-
dc.date.available2020-03-26-
dc.date.available2023-11-29T12:06:49Z-
dc.date.issued2020-03-23-
dc.identifier.citationBARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4926-
dc.description.abstractThis work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-11-16T13:48:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Lorena Silvestre Lacerda Barbosa.pdf: 111003820 bytes, checksum: 609ad4dae593918075d914302976f67f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-29T12:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Lorena Silvestre Lacerda Barbosa.pdf: 111003820 bytes, checksum: 609ad4dae593918075d914302976f67f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T12:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Lorena Silvestre Lacerda Barbosa.pdf: 111003820 bytes, checksum: 609ad4dae593918075d914302976f67f (MD5) Previous issue date: 2020-03-23en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlinhamentopt_BR
dc.subject.keywordHabilidadespt_BR
dc.subject.keywordObjetos de conhecimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Daniella-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9464240928106461pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, Daniella-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9464240928106461pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aparecida Augusta da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315522947587402pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2475222723321437pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos/diretrizes do Ciclo de Formação Humana do estado de Mato Grosso. Ambos os documentos fornecem orientações sobre o que se deseja alcançar no final de cada etapa do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas e comparadas as habilidades da unidade temática de geometria contida no BCCC e comparadas com os objetivos de aprendizagem apresentados nos documentos / diretrizes do Ciclo de Formação Humana do Estado de Mato Grosso referente a geometria. Na análise, foi encontrado o alinhamento entre habilidades e objetivos. Ao final deste trabalho, sugerimos algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e estão relacionadas a alguns objetos de conhecimento do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Alignmentpt_BR
dc.subject.keyword2Abilitypt_BR
dc.subject.keyword2Knowledge objectspt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Lorena Silvestre Lacerda Barbosa.pdf108.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.