Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Jaqueline Soares de-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:21:31Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2023-12-19T16:21:31Z-
dc.date.issued2020-05-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jaqueline Soares de. A pedagogia Waldorf frente a Base Nacional Comum Curricular. 2020. 31 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4948-
dc.description.abstractThe school educational system is always under study and, as a result, has undergone adjustments over the years. The National Common Curricular Base (BNCC) wants to ensure the same learning and development rights for all students in Brazil and, for that, standardized the entire process, from kindergarten to high school. Therefore, a schedule is registered to be followed. The Waldorf pedagogy, created by Ruldolf Steiner, has a pedagogical sequence based on human development and which has been operating successfully for decades, worldwide, but which diverges in some points with the BNCC. As such, the Federation of Waldorf Schools in Brazil made contributions to BNCC and asked for greater flexibility. In this paper ’e presented the basic characterization of Waldorf Education and a brief look at the points where the National Common Curricular Base and Waldorf pedagogy diverged. Everything, without the intention of determining something, just analyze and reflect.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-21T16:21:20Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Jaqueline Soares de Almeida.pdf: 315160 bytes, checksum: 7746e1b034719125fdb39ad37e362ab8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:21:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Jaqueline Soares de Almeida.pdf: 315160 bytes, checksum: 7746e1b034719125fdb39ad37e362ab8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:21:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Jaqueline Soares de Almeida.pdf: 315160 bytes, checksum: 7746e1b034719125fdb39ad37e362ab8 (MD5) Previous issue date: 2020-05-11en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA pedagogia Waldorf frente a Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subject.keywordBNCCpt_BR
dc.subject.keywordRudolf Steinerpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4774869643067414pt_BR
dc.description.resumoO sistema educacional escolar está sempre em estudo e, com isso, sofrendo reajustes ao longo dos anos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quer assegurar os mesmos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todos os alunos do Brasil e, para isso, normatizou todo o processo, desde o ensino infantil até o ensino médio. Sendo assim, fica registrado um cronograma a ser seguido. A pedagogia Waldorf, criada por Ruldolf Steiner, tem uma sequência pedagógica baseada no desenvolvimento humano e que atua há décadas, no mundo todo, com êxito, mas que diverge em alguns pontos com a BNCC. Sendo assim, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil apresentou contribuições a BNCC e pediu maior flexibilidade. Neste trabalho é apresentada a caracterização básica da Pedagodia Waldorf e um breve olhar sobre os pontos em que a Base Nacional Comum Curricular e a pedagogia Waldorf divergiram. Tudo, sem o intuito de determinar algo, apenas analisar e refletir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Waldorf pedagogypt_BR
dc.subject.keyword2BNCCpt_BR
dc.subject.keyword2Rudolf Steinerpt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Jaqueline Soares de Almeida.pdf307.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.