Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Kleber Alves-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:32:15Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2023-12-19T16:32:15Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationBORGES, Kleber Alves. Arquimedes e Polya em sala de aula. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4951-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present a review of the text The Art of Problem Solving by George Polya, as it contains the four-phase method for solving problems based on heuristic. Also, discourse about Archimedes ‘life and works, focusing on the square of the circle based on the heuristic method and show Archimedes’ ingenuity in The Method on Mechanical Theorems when calculating the area of a region delimited by a parabolic segment and a straight segment, using the physical principles of the center of gravity and the law of the lever. Considering these ideas, to propose activities around the study of characteristics and the calculation of the area of flat geometric figures, the idea of quantities inversely proportional, based on the modern heuristic and the notions of calculation of area reported end finally employ the physical concepts of center of gravity and the law of the lever in practical experiments using the balance and the lever.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-22T13:43:00Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Kleber Alves Borges.pdf: 1615043 bytes, checksum: 915e21bf041f3e678c0f260a5a617f61 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Kleber Alves Borges.pdf: 1615043 bytes, checksum: 915e21bf041f3e678c0f260a5a617f61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Kleber Alves Borges.pdf: 1615043 bytes, checksum: 915e21bf041f3e678c0f260a5a617f61 (MD5) Previous issue date: 2020-10-09en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquimedes e Polya em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHeurísticapt_BR
dc.subject.keywordCentro de gravidadept_BR
dc.subject.keywordLei da alavancapt_BR
dc.subject.keywordÁreapt_BR
dc.subject.keywordAtividadespt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.contributor.referee2Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do texto A arte de resolver problemas de George Polya, por conter o método das quatro fases para resolver problemas baseado em heurística. E também, discorrer sobre a vida e obras de Arquimedes, com foco na quadratura do círculo, baseado no método heurístico e mostrar a engenhosidade de Arquimedes em O método sobre os teoremas mecânicos ao calcular a área de uma região delimitada por um segmento de parábola e um segmento de reta, utilizando os princípios físicos do centro de gravidade e a lei da alavanca. Considerando o exposto, propor atividades a cerca do estudo das características e o cálculo da área das figuras geométricas planas, a ideia de grandezas inversamente proporcionais, tomando como base a heurística moderna e as noções de cálculo de área e, por fim, empregar os conceitos físicos de centro de gravidade e a lei da alavanca em experimentos práticos utilizando a balança e a alavanca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Heuristicspt_BR
dc.subject.keyword2Center of gravitypt_BR
dc.subject.keyword2Law of leverpt_BR
dc.subject.keyword2Areapt_BR
dc.subject.keyword2Activitiespt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, William Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0699450817311284pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Kleber Alves Borges.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.