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Tipo documento: Dissertação
Título: Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
Autor(es): Silva, Juliano Thadeo Alves da
Orientador(a): Krindges, André
Membro da Banca: Krindges, André
Membro da Banca: Araujo, Nelcileno Virgilio de Souza
Membro da Banca: Couto, André Valente do
Resumo : Neste trabalho é apresentada uma proposta diferenciada para se ensinar o pensamento computacional por meio de uma abordagem construcionista e a aplicação de metodologias ativas, como resolução de problemas e aprendizagem baseadas em jogos. Com o intuito de auxiliar os professores de Matemática que atuam na Educação Básica, se conduziu a pesquisa sobre o pensamento computacional de forma gradual. A partir de uma introdução que busca justificar a necessidade de se trabalhar o pensamento computacional, tendo em vista que a computação e as tecnologias que a permeiam estão no centro da economia e da vida cotidiana. Dessa forma, o pensamento computacional é essencial para que os alunos compreendam o mundo, não apenas como utilizadores de tecnologia, mas também com criadores. Assim, o pensamento computacional e a Ciência da Computação estão no cume das reformas curriculares da Educação Básica no mundo. Enquanto alguns países como o Brasil estão apenas na fase inicial dessa jornada, outros já possuem décadas de implantação do pensamento computacional e Ciências da Computação. Em muitos desses países, hoje o seu estudo é compulsório e com disciplina específica para a computação, pondo em igualdade com as outras disciplinas acadêmicas. O trabalho é finalizado com propostas de atividades, que começam com a utilização dos programas SpriteBox e LightBot, os quais levam o aluno a desenvolver conceitos básicos de programação de forma significativa e prazerosa, e posteriormente, são sugeridas atividades que podem ser trabalhadas no Ensino Fundamental I e II.
Resumo em lingua estrangeira: This work presents a different proposal to teach computational thinking through a constructionist approach and the application of active methodologies, such as problem solving and game-based learning. In order to assist mathematics teachers working in basic education, research on computational thinking was conducted gradually. From an introduction that seeks to justify the need to work with computational thinking, considering that computing and the technologies that permeate it are at the center of economics and everyday life. Thus, computational thinking is essential for students to understand the world, not only as users of technology, but also with creators. Thus, computational thinking and Computer Science are at the top of the curriculum reforms of Basic Education in the world. While some countries like Brazil are only in the initial phase of this stage, others already have decades of implantation of computational thinking and Computer Science. In many of these countries, today their study is compulsory and with a specific discipline for computing, putting it on an equal footing with other academic disciplines. The work is finished with proposals for activities, which start with the use of the SpriteBox and LightBot programs, which lead the student to develop basic programming concepts in a meaningful and enjoyable way, and later, activities that can be worked on in Elementary School are suggested I and II.
Palavra-chave: Algoritmo
Atividades didáticas
Construcionismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Algorithm
Teaching activities
Constructionism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: SILVA, Juliano Thadeo Alves da. Pensamento computacional no ensino da Matemática: desafios e possibilidades. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4952
Data defesa documento: 8-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

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