Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCharnoski, Sandro Luiz-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:37:25Z-
dc.date.available2021-10-14-
dc.date.available2023-12-19T16:37:25Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationCHARNOSKI, Sandro Luiz. A formação ética no ensino de Filosofia no ensino médio: análise teórico-didática da série televisiva The Walking Dead. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4953-
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is ethical training in high school and its research objective is to understand the Teaching of Philosophy in Basic Education as a possibility for ethical training, analyzing the television series The Walking Dead as a theoretical-methodological assumption, demonstrating its effectiveness in the contextualization of the Teaching of Philosophy, enabling the construction of a fertile space for philosophical discussion at school, contributing to the teaching of ethics and students' education. Thus, this research also arises from the need to systematize methodological teaching procedures applied in philosophy classes, specifically on the theme of ethics, since thinking about a methodology for teaching philosophy is not an easy task due to the great diversity of students, full of stories, anxieties, concerns and also the complexity of Philosophy itself. The work of this research is to investigate and present the relationship between Philosophy and the television series The Walking Dead in the context of ethical training. Therefore, we developed a qualitative research, enabling us to base the appropriation of the "series" for the Teaching of Philosophy from the theoretical framework that supported the specificity and complexity of Philosophy, from a descriptive methodology that allows us to understand the relationships between teaching and learning philosophy in high school, from a perspective of teaching ethics. The teaching of Philosophy we propose is mediated by serial narrative, from which results the Didactic Proposal for the Teaching of Philosophy, therefore, our theoretical contribution also deals with this field, establishing fundamental links with the language of cinema, since “series” are a specific branch of this art.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-23T14:22:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Sandro Luiz Charnoski.pdf: 1459180 bytes, checksum: 9c7b54c5ad9664da919d67dbff921ed0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:37:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Sandro Luiz Charnoski.pdf: 1459180 bytes, checksum: 9c7b54c5ad9664da919d67dbff921ed0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Sandro Luiz Charnoski.pdf: 1459180 bytes, checksum: 9c7b54c5ad9664da919d67dbff921ed0 (MD5) Previous issue date: 2021-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação ética no ensino de Filosofia no ensino médio : análise teórico-didática da série televisiva The Walking Deadpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação éticapt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.keywordThe Walking Deadpt_BR
dc.subject.keywordSérie televisivapt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Roberto de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6937203818091322pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Roberto de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6937203818091322pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283929081202705pt_BR
dc.description.resumoO tema desta dissertação é a formação ética no Ensino Médio e tem como objetivo de pesquisa compreender o Ensino de Filosofia na Educação Básica como uma possibilidade para a formação ética, analisando a série televisiva The Walking Dead como um pressuposto teórico-metodológico, demonstrando sua eficácia na contextualização do Ensino de Filosofia, possibilitando a construção de um espaço fecundo de discussão filosófica na escola, contribuindo para o ensino de ética e formação dos estudantes. Assim, a presente pesquisa surge também da necessidade de sistematizar procedimentos metodológicos de ensino aplicados nas aulas de filosofia, especificamente na temática sobre ética, uma vez que pensar uma metodologia para o Ensino de Filosofia não é uma tarefa fácil devido à grande diversidade de estudantes, cheios de histórias, anseios, inquietações e também pela complexidade da própria Filosofia. O trabalho desta pesquisa consiste em investigar e analisar as relações entre a Filosofia e a série televisiva The Walking Dead no contexto da formação ética. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, possibilitando fundamentar a apropriação da “série” para o Ensino de Filosofia a partir do referencial teórico que sustentasse a especificidade e complexidade da Filosofia, a partir de uma metodologia analítica que nos permita compreender as relações entre o ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio, numa perspectiva do ensino da ética. O Ensino de Filosofia que propomos é mediado pela narrativa seriada, da qual resulta a Proposta Didática para o Ensino de Filosofia, portanto, nosso aporte teórico também versa sobre esse campo, estabelecendo ligações fundamentais com a linguagem do cinema, uma vez que as “séries” são um ramo específico desta arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Ethical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Philosophypt_BR
dc.subject.keyword2Philosophy teachingpt_BR
dc.subject.keyword2The Walking Deadpt_BR
dc.subject.keyword2TV seriespt_BR
dc.contributor.referee3Mariani, Fábio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188243790537926pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Sandro Luiz Charnoski.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.