Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Zenilson Alves dos-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:46:44Z-
dc.date.available2020-10-26-
dc.date.available2023-12-19T16:46:44Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Zenilson Alves dos. A teoria dos números na perspectiva da OBMEP. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4954-
dc.description.abstractThis work presents a proposal that makes it possible to insert the elementary number theory in the final years of elementary school. For that, it is necessary to understand some concepts and properties of whole numbers, such as: divisibility, prime numbers, maximum common divisor, minimum common multiple, diophantine equations, congruences, Fermat’s small theorem and the theorems of Euler and Wilson. This theory will be applied in the resolution of olympic problems, in particular OBMEP.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-22T16:06:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Zenilson Alves dos Santos.pdf: 728962 bytes, checksum: 79ff3810948e767766fa9b20861c1149 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Zenilson Alves dos Santos.pdf: 728962 bytes, checksum: 79ff3810948e767766fa9b20861c1149 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Zenilson Alves dos Santos.pdf: 728962 bytes, checksum: 79ff3810948e767766fa9b20861c1149 (MD5) Previous issue date: 2020-09-25en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA teoria dos números na perspectiva da OBMEPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordMatemática olímpicapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Martinho da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950386824945565pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Martinho da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950386824945565pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Almir César Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144139080315070pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967822961821162pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta que possibilita inserir a teoria elementar dos números, nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, faz-se necessária a compreensão de alguns conceitos e propriedades dos números inteiros, tais como: divisibilidade, números primos, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, equações diofantinas, congruências, o pequeno teorema de Fermat e os teoremas de Euler e Wilson. Essa teoria será aplicada na resolução de problemas olímpicos, em particular da OBMEP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Problem solvingpt_BR
dc.subject.keyword2Elementary schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Olympic mathematicspt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, José de Arimatéia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Zenilson Alves dos Santos.pdf711.88 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.