Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Moabi Benedito de-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:51:25Z-
dc.date.available2020-11-23-
dc.date.available2023-12-19T16:51:25Z-
dc.date.issued2020-11-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Moabi Benedito de. Área: uma contribuição da geometria na topografia. 2020. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4955-
dc.description.abstractThis work has as main objective the presentation of a geometry tool, the calculation of area in regular and non-regular figures. A contribution of geometry of great importance to research in the field of topography and as part of one of its applications for the understanding of mathematics classes by students of basic education and reflections contained in the National Curriculum Parameters of Elementary and High School. It starts with the history of geometry to the present day and a brief commentary on the different divisions of geometry. A description of the surveyor’s profession and one of its subdivisions is made - the topography, history and contribution of geometry in that profession and the calculation of the area of some irregular figures, which is the main point of this study. Show a brief account of the emergence of surveying in Brazil and the difference between surveying and topography. In basic education, show the different ways of calculating the area of irregular regions using the triangulation technique, from the appropriate formulas for each polygonal region to the use of determinants in situations where cartesian coordinates are presented. It is hoped that this work will generate more knowledge, expand the dialogue between mathematics educators, especially the understanding on the part of students, promoting reflections in order to create proposals in mathematics for elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-22T14:28:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Moabi Benedito de Oliveira.pdf: 2374397 bytes, checksum: 5dc0f4df99ec5d1eb8bba945343a4c17 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Moabi Benedito de Oliveira.pdf: 2374397 bytes, checksum: 5dc0f4df99ec5d1eb8bba945343a4c17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Moabi Benedito de Oliveira.pdf: 2374397 bytes, checksum: 5dc0f4df99ec5d1eb8bba945343a4c17 (MD5) Previous issue date: 2020-11-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÁrea : uma contribuição da geometria na topografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTriangulaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgrimensorpt_BR
dc.subject.keywordÁreas irregularespt_BR
dc.subject.keywordDeterminantespt_BR
dc.contributor.advisor1Krindges, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Cecconello, Moiseis dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123774037351137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5672393457931963pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal a apresentação de uma ferramenta da geometria, o cálculo de área em figuras regulares e não regulares. Uma contribuição da geometria de grande importância para a pesquisa no campo da topografia e como parte de uma de suas aplicações para o entendimento das aulas de matemática pelos alunos do ensino básico e reflexões contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio. Começa com a história da geometria até os dias atuais e um breve comentário sobre as diferentes divisões da geometria. É feita uma descrição da profissão do agrimensor e uma de suas subdivisões - a topografia, a história e a contribuição da geometria nessa profissão e o cálculo da área de algumas figuras irregulares, que é o ponto principal deste estudo. Mostra um breve relato do surgimento da agrimensura no Brasil e a diferença entre agrimensura e topografia. No ensino básico, mostra as diferentes maneiras de calcular a área de regiões irregulares usando a técnica de triangulação, desde as fórmulas apropriadas para cada região poligonal até o uso de determinantes nas situações em que as coordenadas cartesianas são apresentadas. Espera-se que este trabalho gere mais conhecimento, amplie o diálogo entre os educadores de matemática, principalmente o entendimento por parte dos alunos, promovendo reflexões no sentido de criar propostas em matemática para o ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Triangulationpt_BR
dc.subject.keyword2Surveyorpt_BR
dc.subject.keyword2Irregular areaspt_BR
dc.subject.keyword2Determinantspt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Moabi Benedito de Oliveira.pdf2.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.