Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Ezequiel Matos-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:57:44Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2023-12-19T16:57:44Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Ezequiel Matos. O filosofar e o uso do livro didático de Filosofia: uma perspectiva em sala de aula. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4958-
dc.description.abstractPhilosophy teaching in high school is a philosophical problem that can be summed up in the following question: what is teaching philosophy in high school? Thus, the central theme is philosophy teaching. In face of the generality of this problem, we choose to research teaching from another question: is it possible to philosophize using textbooks as a resource? The search for this answer finds its justification in Philosophy teaching, which in the majority of cases is constituted by a small quantity of philosophy classes, which results in more groups of students, students, and bureaucracy. The intention is to teach philosophy supported by the philosophizing act, and using Philosophy textbook, available in public school. To answer the question, a theoretical framework is composed defining what is to philosophize, in which epistemological and didactical concepts are presented, as well as a discussion about the Base Nacional Curricular Comum, in the first chapter. In the second chapter, the use of philosophical textbooks in order to teach philosophy is justified as a feasible option. In the third chapter there is the lesson plan's elaboration, and in the last one there is a report about the classes that were teaching and the reflections about the encounter between theoretical foundation and teaching practice. Philosophize's initial concept is extracted from Ghedin (2009) and faces a ponderation throughout the research. Philosophize reflection is brought to pandemic context (2020-2021), promoting a discussion about the impact of this health crisis to education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-23T13:24:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Ezequiel Matos Monteiro.pdf: 1144469 bytes, checksum: ec574fe3c594f5ec6873fb6d4d75a94d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:57:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Ezequiel Matos Monteiro.pdf: 1144469 bytes, checksum: ec574fe3c594f5ec6873fb6d4d75a94d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Ezequiel Matos Monteiro.pdf: 1144469 bytes, checksum: ec574fe3c594f5ec6873fb6d4d75a94d (MD5) Previous issue date: 2021-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO filosofar e o uso do livro didático de Filosofia : uma perspectiva em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.keywordFilosofarpt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.contributor.advisor1Theobaldo, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561299541656407pt_BR
dc.contributor.referee1Theobaldo, Maria Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561299541656407pt_BR
dc.contributor.referee2Petry, Cleriston-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6885577670557196pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932087071922281pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Filosofia no ensino básico é um problema filosófico que pode ser sintetizado na pergunta: o que é ensinar Filosofia no ensino médio? Portanto o tema central é o ensino de Filosofia. Dado a generalidade do problema, optamos por pesquisar o ensino de Filosofia a partir de uma outra pergunta: é possível filosofar usando o livro didático como recurso? Buscar resposta ao problema se justifica na docência da disciplina de Filosofia, que na maioria dos casos tem uma quantidade pequena de aulas por turma, o que resulta em mais turmas, estudantes e burocracia. O que se intenta é um ensino de Filosofia filosófico, amparado no filosofar, utilizando um recurso disponível, na escola pública, o livro didático de Filosofia. Para respondê-la, é composto um quadro teórico definindo o que é filosofar, contendo conceitos de epistemologia e didática do ensino de Filosofia e discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum, no primeiro capítulo. No segundo capítulo justificamos o uso do livro didático como uma opção viável às atividades docentes, e elaboramos possibilidades sobre a leitura dos livros e escrita como exercício do pensamento. No terceiro capítulo há a elaboração dos planos de aula, e no último capítulo a descrição de como se deram as aulas e reflexões acerca do encontro entre as bases teóricas e a prática de sala de aula. O conceito inicial de filosofar é extraído da obra de Ghedin (2009) e passa por uma ponderação ao longo da pesquisa. Trazemos a reflexão do filosofar para o momento pandêmico (2020-2021), discutindo alguns aspectos do impacto da crise sanitária na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Philosophy teachingpt_BR
dc.subject.keyword2To philosophizept_BR
dc.subject.keyword2Textbookpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Ezequiel Matos Monteiro.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.