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http://ri.ufmt.br/handle/1/4966
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Peer instruction como metodologia ativa para aprendizagem de cinemática no ensino remoto |
Autor(es): | Caetano, Kellen Cristine |
Orientador(a): | Oliveira, Jeferson de |
Membro da Banca: | Oliveira, Jeferson de |
Membro da Banca: | Silva, Elvis Lira da |
Membro da Banca: | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Membro da Banca: | Mello, Geison Jader |
Resumo : | Atualmente muito se discute sobre os rumos da educação em tempos de pandemia. Quais as consequências que o ensino remoto pode ter deixado na qualidade do ensino brasileiro e quais atitudes podem ser tomadas a fim de diminuir esses impactos. Aplicar um método de ensino, baseado nas metodologias ativas, no modelo remoto busca atrair e motivar os jovens a participarem e se comprometerem com seu processo educacional, aumentando também o interesse pela física e aumentando o conhecimento de conceitos físicos. A pesquisa foi realiza com alunos da primeira série de uma escola militar onde duas turmas experimentaram o método Peer Instruction de ensino e outra seguiu com aulas tradicionais, todas vinculadas ao sistema remoto com aulas síncronas e assíncronas, com enfoque os conceitos de cinemática. As turmas que experimentaram o método também puderam ter contato com um programa de análise de movimentos, chamado CVMob afim de produzir e analisar vídeos de movimentos diversos. No fim da pesquisa as turmas mostraram um desempenho bem semelhante, pois durante a aplicação do produto educacional os alunos foram deixando de participar ativamente das aulas online ou então de assistir as aulas gravadas. Mesmo com abordagens diferentes as turmas entregarem resultados bem semelhantes. Conclui-se então que um dos principais desafios do ensino remoto seja a motivação efetiva dos discentes. O contato com o professor em sala de aula fez falta para os alunos que assistiram apenas aulas assíncronas, sendo percebido falhas conceituais em seus discursos, diferente daqueles que assistiram aulas síncronas. Mesmo com a desistência de alguns durante o decorrer das aulas, ainda assim foi válido a experiencia de aprender física com métodos diferentes e de experimentar recursos tecnológicos novos. |
Resumo em lingua estrangeira: | Currently, much is discussed about the direction of education in times of pandemic. What are the consequences that remote education may have left on the quality of Brazilian education and what attitudes can be taken in order to reduce these impacts. Applying a teaching method, based on active methodologies, in the remote model seeks to attract and motivate young people to participate and commit to their educational process, also increasing their interest in physics and increasing their knowledge of physical concepts. The research was carried out with students from the first grade of a military school where two groups tried the Peer Instruction method of teaching and the other followed with traditional classes, all linked to the remote system with synchronous and asynchronous classes, focusing on the concepts of kinematics. The classes that tried the method were also able to have contact with a movement analysis program, called CVMob, in order to produce and analyze videos of different movements. At the end of the survey, the classes showed a very similar performance, as during the application of the educational product, students stopped actively participating in online classes or watching the recorded classes. Even with different approaches, classes deliver very similar results. It is therefore concluded that one of the main challenges of remote learning is the effective motivation of students. Contact with the teacher in the classroom was lacking for students who attended only asynchronous classes, with conceptual flaws in their speeches being perceived, different from those who attended synchronous classes. Even with the withdrawal of some during the course of classes, the experience of learning physics with different methods and experimenting with new technological resources was still valid. |
Palavra-chave: | Pandemia Ensino Metodologias ativas CVMOB Cinemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pandemic Teaching Active methodologies CVMOB Kinematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | CAETANO, Kellen Cristine. Peer instruction como metodologia ativa para aprendizagem de cinemática no ensino remoto. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4966 |
Data defesa documento: | 22-Out-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
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