Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rayrison Tobias-
dc.date.accessioned2023-12-20T17:48:26Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2023-12-20T17:48:26Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Rayrison Tobias. Uma proposta de ensino de efeito Doppler a partir de uma técnica de detecção de exoplanetas. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4967-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to evaluate a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) that makes use of the theme exoplanets for teaching the Doppler effect. Every PMTU implementation is guided by David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. The intervention was carried out entirely on virtual platforms and all 37 participating students are regularly enrolled in the second year of high school of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) – campus Cáceres. The teaching unit was applied over five weeks, each one corresponding to a different stage. The verification of the results was carried out by examining the productions of the participating students and the teacher's records. The investigation is focused on two aspects: 1) look for evidence of meaningful learning; 2) point out evidences of the processes of progressive differentiation and integrative reconciliation. The analysis of the students' productions and clippings of their participation showed that the conditions for meaningful learning were met, mainly seen by the high approval rate of the learning material. Furthermore, the concept maps revealed satisfactory indications of progressive differentiation and integrative reconciliation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-12-01T13:10:53Z No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Rayrison Tobias Costa.pdf: 3197913 bytes, checksum: 1b7388c9c222282fb0613bce71db3d79 (MD5) DISS_2021_Rayrison Tobias Costa - Prod. Educacional.pdf: 941621 bytes, checksum: c0b64804480ea35cc41323b025a3679f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-20T17:48:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Rayrison Tobias Costa.pdf: 3197913 bytes, checksum: 1b7388c9c222282fb0613bce71db3d79 (MD5) DISS_2021_Rayrison Tobias Costa - Prod. Educacional.pdf: 941621 bytes, checksum: c0b64804480ea35cc41323b025a3679f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T17:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Rayrison Tobias Costa.pdf: 3197913 bytes, checksum: 1b7388c9c222282fb0613bce71db3d79 (MD5) DISS_2021_Rayrison Tobias Costa - Prod. Educacional.pdf: 941621 bytes, checksum: c0b64804480ea35cc41323b025a3679f (MD5) Previous issue date: 2021-05-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de efeito Doppler a partir de uma técnica de detecção de exoplanetaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordAusubelpt_BR
dc.subject.keywordEfeito Dopplerpt_BR
dc.subject.keywordExoplanetaspt_BR
dc.contributor.advisor1Bonfim, André Correia Risério do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012575440533253pt_BR
dc.contributor.referee1Bonfim, André Correia Risério do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012575440533253pt_BR
dc.contributor.referee2Solorzano, Pablo Edilberto Munayco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0866307566384055pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4698595633255677pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que faz uso da temática exoplanetas para o ensino do efeito Doppler. Toda implementação da UEPS é norteada pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A intervenção foi realizada inteiramente em plataformas virtuais e todos os 37 alunos participantes estão regularmente matriculados nas turmas de segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) – campus Cáceres. A unidade de ensino foi aplicada ao longo de cinco semanas, cada uma delas correspondendo a uma etapa. A verificação dos resultados foi feita a partir do exame das produções dos alunos participantes e de registros do professor. A investigação está concentrada em dois aspectos: 1) buscar indícios de aprendizagem significativa; 2) apontar evidências dos processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora. A análise das produções dos alunos e de recortes de suas participações demonstrou que as condições para aprendizagem significativa foram atendidas, visto principalmente pelo alto índice de aprovação do material de aprendizagem. Além disso, os mapas conceituais revelaram indicativos satisfatórios de diferenciação progressiva e reconciliação integradora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Ausubelpt_BR
dc.subject.keyword2Doppler effectpt_BR
dc.subject.keyword2Exoplanetspt_BR
dc.contributor.referee3Mariani, Fábio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188243790537926pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Rayrison Tobias Costa.pdf3.12 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Rayrison Tobias Costa - Prod. Educacional.pdf919.55 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.