Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João Gomes da-
dc.date.accessioned2023-12-21T15:34:41Z-
dc.date.available2016-07-15-
dc.date.available2023-12-21T15:34:41Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, João Gomes da. Montagem experimental de um relé fotoelétrico didático para o ensino médio. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4970-
dc.description.abstractIn Brazil, Modern Physics teaching has not received real attention on the school planning. Even though that this is a required content. As consquence of this fact the most students have presented difficulties to discuss and reflect on the concepts related to technological advances. Another substantial problem that we can point out is that there isen't any approach into the experimental classes in the public schools. With this in mind, we propose an experimental assembly work that might be favorable to enhance brief discussions involving some important topic of Modern Physics directly related with photoconductivity. To achieve these propose, we use some experimental apparatus: the Reverse Presence Sensor, Didactc Photoelectric Relay (prepared by students) made from pre-prepared scripts and Industrial Photoelectric Relay (prepared by the teacher). Such experiments were subsidiary assembling the Didactic Photoelectric Relay and the discussions that showed the influence of light on the material and its consequences for the electrical parameters: current, voltage, resistance, resistivity and conductivity. We noticed that into the classe using this new approach the effective participation of students on the issues presented considerably increased. Through these actions, the most of students were able to formulate coherent oral and written responses. It is noticeable the contribution of experimental classes for teaching physics, which allows for students the new experience into the classroom. Moreover, the students have a opportunity to know more about the applications inherent to technological advances.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2023-12-21T13:46:21Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_João Gomes da Silva.pdf: 1747829 bytes, checksum: 137e2cd1c60471b81b0f76c6e0b8d5fc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-21T15:34:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_João Gomes da Silva.pdf: 1747829 bytes, checksum: 137e2cd1c60471b81b0f76c6e0b8d5fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-21T15:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_João Gomes da Silva.pdf: 1747829 bytes, checksum: 137e2cd1c60471b81b0f76c6e0b8d5fc (MD5) Previous issue date: 2016-07-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMontagem experimental de um relé fotoelétrico didático para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFotocondutividadept_BR
dc.subject.keywordAula experimentalpt_BR
dc.subject.keywordFísica modernapt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee2Fuzari Junior, Gilberto de Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557309227503191pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0077318775027361pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o ensino de Física Moderna não tem recebido a devida importância durante o planejamento escolar, apesar de tratar-se de um conteúdo obrigatório. Em função disso, os alunos têm apresentado dificuldades em discutir e refletir sobre os conceitos relacionados aos avanços tecnológicos. Podemos destacar também a pouca, ou em muitos casos, nenhuma abordagem em aulas de práticas experimentais nas escolas públicas. Mediante essa situação, propusemos um trabalho de montagem experimental que viesse a ser favorável para potencializar breves debates envolvendo um tópico de Física Moderna, a fotocondutividade. Para atingirmos esses objetivos, utilizamos alguns aparatos experimentais: o Sensor de Presença Invertido, o Relé Fotoelétrico Didático, (preparado pelos alunos) confeccionados a partir de roteiros previamente elaborados e o Relé Fotoelétrico Industrial (preparado pelo professor). Tais experimentos foram subsidiários da montagem do Relé Fotoelétrico Didático e das discussões que mostravam a influência da luz sobre os materiais e suas consequências para as grandezas elétricas: corrente, tensão, resistência, resistividade e condutividade. Evidenciamos durante o período em que as aulas foram ministradas a efetiva participação dos alunos, tanto em relação à assiduidade, quanto à participação nas discussões relativas às questões problemas apresentadas. Por meio dessas ações, os alunos, em sua grande maioria, foram capazes de formular respostas coerentes, oralmente e por escrito. É possível perceber a contribuição das aulas experimentais para o ensino de Física, pois possibilita aos alunos a vivência em sala de aula das aplicações inerentes aos avanços tecnológicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Photoconductivitypt_BR
dc.subject.keyword2Experimental classpt_BR
dc.subject.keyword2Modern physicspt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_João Gomes da Silva.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.