Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marilene de Almeida-
dc.date.accessioned2023-12-22T15:44:31Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2023-12-22T15:44:31Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marilene de Almeida. Sequência didática e aprendizagem significativa das Leis de Newton. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4977-
dc.description.abstractThis dissertation presents a Didactic Sequence (DS) on Newton's Laws whose objective to study Inertia, the Fundamental Principle of Dynamics and Action and Reaction from the investigation, elaboration, experimentation and evaluation of the functioning of a medieval weapon called catapult. We were guided by the Theory of Meaningful Learning, proposed by David Ausubel, in order to relate theory and practice to the teaching of physics. In this perspective, we combine the teaching of Newtonian laws with the students' cognitive learning process, having as a theoretical-methodological reference the construction of a Didactic Sequence produced from a Potentially Significant Teaching Unit, consisting of a pre-test, lectures with significant content, workshop, concept maps and post-test guided by a previous organizer (catapult), for a 1st grade high school class from the school “Escola Estadual 13 de Maio”, located in the municipality of Tangará da Serra, Mato Grosso. We believe that the results of this study were positive for the significant learning of Newton's Laws by the students participating in the research, because they were able to understand the relationship between projectile launching and the three laws, in addition to serving as a pedagogical product for physics teachers, in order to enable an alternative to teach and learn Physics by attributing content meanings to their realities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-12-01T12:29:33Z No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira.pdf: 1777904 bytes, checksum: e0ac8751dc7dbeb3dd7879acbcff74ef (MD5) DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira - Prod. Educacional.pdf: 1954303 bytes, checksum: ee79974f36666d3f6e756053c799eb71 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-22T15:44:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira.pdf: 1777904 bytes, checksum: e0ac8751dc7dbeb3dd7879acbcff74ef (MD5) DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira - Prod. Educacional.pdf: 1954303 bytes, checksum: ee79974f36666d3f6e756053c799eb71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-22T15:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira.pdf: 1777904 bytes, checksum: e0ac8751dc7dbeb3dd7879acbcff74ef (MD5) DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira - Prod. Educacional.pdf: 1954303 bytes, checksum: ee79974f36666d3f6e756053c799eb71 (MD5) Previous issue date: 2021-06-02en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência didática e aprendizagem significativa das Leis de Newtonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeis de Newtonpt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Tasayco, Carlos Manuel Sánchez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220143219319296pt_BR
dc.contributor.referee1Tasayco, Carlos Manuel Sánchez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220143219319296pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Rogério Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8485801877869591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5687012809801137pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma Sequência Didática (SD) sobre as Leis de Newton cujo objetivo foi estudar a Inércia, o Princípio Fundamental da Dinâmica e a Ação e Reação a partir da investigação, elaboração, experimentação e avaliação do funcionamento de uma arma medieval denominada catapulta. Guiamo-nos pela Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, a fim de relacionar a teoria e a prática ao ensino de Física. Nessa perspectiva, aliamos o ensino das leis newtonianas ao processo de aprendizagem cognitiva dos alunos, tendo como referência teórico-metodológica a construção de uma Sequência Didática produzida a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, constituída por um pré-teste, aulas expositivas com conteúdos significativos, oficina, Mapas Conceituais e pós-teste orientado por um organizador prévio (catapulta), para uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, situada no município de Tangará da Serra, Mato Grosso. Consideramos que os resultados desse estudo foram positivos para a aprendizagem significativa das Leis de Newton pelos alunos participantes da pesquisa, pois eles conseguiram entender a relação entre o lançamento de projétil e as três leis, além de servir de produto pedagógico para professores de Física, de modo a possibilitar uma alternativa de ensinar e aprender Física ao atribuir significados dos conteúdos às suas realidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Newton’s lawspt_BR
dc.subject.keyword2Didactic sequencept_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Fonseca Filho, Henrique Duarte da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1464003755275281pt_BR
dc.contributor.referee4Solorzano, Pablo Edilberto Munayco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0866307566384055pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira - Prod. Educacional.pdf1.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.