Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges Junior, Agnaldo Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T15:59:07Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-01-09T15:59:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-14 | - |
dc.identifier.citation | BORGES JUNIOR, Agnaldo Gonçalves. Aprendendo o movimento circular uniforme com o auxílio do ambiente virtual 3D VPython. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/4991 | - |
dc.description.abstract | We live in a time when physics education demands change. Because teaching methods in which only traditional materials, such as chalk and chalkboard, do not match the learning reality of the 21st century virtual word adept student. It is well known the difficult students have to imagine and interpret a physical phenomenon properly. The difficulty increases when it is necessary to understand something that changes in space and time with only a static figure. Today we have many new options that work as pedagogical material. In this context we highlight the computational animations as didactic resources attractive for their visual richness and interactivity with the phenomenon studied. In this work we will use animations elaborated in the 3D virtual environment known as Vpython to discuss and understand the Uniform Circular Motion and the relations that surround this content. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-01T13:52:36Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf: 4878533 bytes, checksum: cdca1983032d55c381e07d7a42ff9a6e (MD5) DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf: 908575 bytes, checksum: 6396df13058148d67a13cc7bd0f09577 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-09T15:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf: 4878533 bytes, checksum: cdca1983032d55c381e07d7a42ff9a6e (MD5) DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf: 908575 bytes, checksum: 6396df13058148d67a13cc7bd0f09577 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-09T15:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf: 4878533 bytes, checksum: cdca1983032d55c381e07d7a42ff9a6e (MD5) DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf: 908575 bytes, checksum: 6396df13058148d67a13cc7bd0f09577 (MD5) Previous issue date: 2020-02-14 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendendo o movimento circular uniforme com o auxílio do ambiente virtual 3D VPython | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animação computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento circular uniforme | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vpython | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Fabrizio Myaki | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1295431850007087 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Fabrizio Myaki | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1295431850007087 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Adellane Araujo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7546186491963065 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5003054063141530 | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos numa época em que o ensino de física necessita de mudanças. Métodos de ensino nos quais utilizam-se apenas material tradicional, como giz e quadro, não condiz com a realidade de aprendizado do aluno do século XXI adepto ao mundo virtual. É sabido da dificuldade do aluno de se imaginar e interpretar um fenômeno físico adequadamente. A dificuldade aumenta quando é preciso compreender algo que muda no espaço e no tempo dispondo para isso apenas de uma figura estática. Hoje temos a nosso favor opções modernas que funcionam como material pedagógico. Nesse âmbito destacamos as simulações computacionais contendo recursos didáticos atraentes na sua riqueza visual e ainda permitem a interatividade do aprendiz com o fenômeno que se deseja estudar. Nesse trabalho utilizaremos simulações de própria autoria desenvolvidas no ambiente virtual 3D conhecido por Vpython, a fim de discutir e compreender os conceitos relacionados ao movimento circular uniforme. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Computer animation | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Circular uniform motion | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching material | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Vpython | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira Neto, Frederico Ayres de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1725348848264406 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf | 4.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf | 887.28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.