Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges Junior, Agnaldo Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-01-09T15:59:07Z-
dc.date.available2020-07-17-
dc.date.available2024-01-09T15:59:07Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationBORGES JUNIOR, Agnaldo Gonçalves. Aprendendo o movimento circular uniforme com o auxílio do ambiente virtual 3D VPython. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4991-
dc.description.abstractWe live in a time when physics education demands change. Because teaching methods in which only traditional materials, such as chalk and chalkboard, do not match the learning reality of the 21st century virtual word adept student. It is well known the difficult students have to imagine and interpret a physical phenomenon properly. The difficulty increases when it is necessary to understand something that changes in space and time with only a static figure. Today we have many new options that work as pedagogical material. In this context we highlight the computational animations as didactic resources attractive for their visual richness and interactivity with the phenomenon studied. In this work we will use animations elaborated in the 3D virtual environment known as Vpython to discuss and understand the Uniform Circular Motion and the relations that surround this content.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-01T13:52:36Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf: 4878533 bytes, checksum: cdca1983032d55c381e07d7a42ff9a6e (MD5) DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf: 908575 bytes, checksum: 6396df13058148d67a13cc7bd0f09577 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-09T15:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf: 4878533 bytes, checksum: cdca1983032d55c381e07d7a42ff9a6e (MD5) DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf: 908575 bytes, checksum: 6396df13058148d67a13cc7bd0f09577 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-09T15:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf: 4878533 bytes, checksum: cdca1983032d55c381e07d7a42ff9a6e (MD5) DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf: 908575 bytes, checksum: 6396df13058148d67a13cc7bd0f09577 (MD5) Previous issue date: 2020-02-14en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendendo o movimento circular uniforme com o auxílio do ambiente virtual 3D VPythonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnimação computacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordMovimento circular uniformept_BR
dc.subject.keywordMaterial pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordVpythonpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5003054063141530pt_BR
dc.description.resumoVivemos numa época em que o ensino de física necessita de mudanças. Métodos de ensino nos quais utilizam-se apenas material tradicional, como giz e quadro, não condiz com a realidade de aprendizado do aluno do século XXI adepto ao mundo virtual. É sabido da dificuldade do aluno de se imaginar e interpretar um fenômeno físico adequadamente. A dificuldade aumenta quando é preciso compreender algo que muda no espaço e no tempo dispondo para isso apenas de uma figura estática. Hoje temos a nosso favor opções modernas que funcionam como material pedagógico. Nesse âmbito destacamos as simulações computacionais contendo recursos didáticos atraentes na sua riqueza visual e ainda permitem a interatividade do aprendiz com o fenômeno que se deseja estudar. Nesse trabalho utilizaremos simulações de própria autoria desenvolvidas no ambiente virtual 3D conhecido por Vpython, a fim de discutir e compreender os conceitos relacionados ao movimento circular uniforme.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Computer animationpt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Circular uniform motionpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching materialpt_BR
dc.subject.keyword2Vpythonpt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira Neto, Frederico Ayres de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725348848264406pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf4.76 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf887.28 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.