Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Arimathéia Alves da-
dc.date.accessioned2024-01-09T16:41:49Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2024-01-09T16:41:49Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, José Arimathéia Alves da. Rádio Galena: uma ferramenta pedagógica para discutir o transporte de energia através de ondas eletromagnéticas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4997-
dc.description.abstractThis work is about a construction and application of a crystal radio as an educational product. The product contributes to the teaching of electromagnetic wave energy, having as fundamentals the Meaningful Learning of David Ausubel. In this approach, it was possible to discuss the historical context and the operation of the radio. The educational product was applied to students who attend the third year of the High School in the public school Irmã Diva Pimentel, in Barra do Garças-MT, Brazil. For this purpose, beyond the radio prototype, several didactic resources were used, like as PowerPoint slides, virtual simulations, the computer lab, problem situations and other activities. Since learning evidences have been noticed throughout the application of the educational product to the students, it is possible to consider that the work has been well succeed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-01T14:33:25Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva.pdf: 2067955 bytes, checksum: 2f9b492c213ecc347f9820dc857b82e7 (MD5) DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1072174 bytes, checksum: dff6a72f4d51c512c446e08400ef3709 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-09T16:41:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva.pdf: 2067955 bytes, checksum: 2f9b492c213ecc347f9820dc857b82e7 (MD5) DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1072174 bytes, checksum: dff6a72f4d51c512c446e08400ef3709 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-09T16:41:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva.pdf: 2067955 bytes, checksum: 2f9b492c213ecc347f9820dc857b82e7 (MD5) DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1072174 bytes, checksum: dff6a72f4d51c512c446e08400ef3709 (MD5) Previous issue date: 2020-06-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRádio Galena : uma ferramenta pedagógica para discutir o transporte de energia através de ondas eletromagnéticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRádio de Galenapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordTICspt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, George Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418436948246550pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, George Barbosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418436948246550pt_BR
dc.contributor.referee2Verde, Ediron Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125060759755006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007194510268246pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da construção e aplicação de um rádio de galena como produto educacional. O produto tem como propósito contribuir para ensino de energia de ondas eletromagnéticas, tendo como fundamentos a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Nesta abordagem, foi possível discutir o contexto histórico e o funcionamento do rádio. A aplicação do produto foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, no município de Barra do Garças-MT. Para este fim, além do protótipo do rádio, foram utilizados diversos recursos didáticos, como slides, simulações virtuais, laboratório de informática e ciências, situações problema, e outras atividades. Ao longo das intervenções, percebeu-se que os alunos apresentaram evidências de aprendizagem suficientes para considerar o êxito deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Crystal radiopt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2ICTspt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira Neto, Frederico Ayres de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725348848264406pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva.pdf2.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_José Arimathéia Alves da Silva - Prod. Educacional.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.