Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Marcos Antonio Moraes-
dc.date.accessioned2024-01-12T11:53:19Z-
dc.date.available2020-06-29-
dc.date.available2024-01-12T11:53:19Z-
dc.date.issued2020-06-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcos Antonio Moraes. Simulação computacional como recurso pedagógico para o ensino de física no ensino fundamental. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5017-
dc.description.abstractThe present work, entitled Computational simulation as a pedagogical resource for Physics Teaching in elementary school, aimed at the elaboration and implementation of a sequence of classes, based on computational simulations, to address Physics contents of the Science discipline of the ninth grade of elementary school , at Luiz Dias Paes Leme State School, in the city of Aragarças – GO. Nowadays, Information and Communication Technologies, including computer simulations, act as an important pedagogical tool in science teaching, allowing an experimental approach in schools where there are no physical laboratories. For each of the 09 (nine) contents contemplated, an interactive computer simulation was chosen, which would allow students to extract numerical data and, from them, perform the data analysis and arrive at the conceptual conclusions. The simulators used were those from PHET, the Modellus software and a program from the LabVirt of the University of São Paulo. The instructional material that makes up the educational product, an integral part of this dissertation, provides a brief introduction about the content of each class, technical information about each simulation, detailed procedures for various stages to be simulated and quiz-like exercises to assist in establishing knowledge acquired. The Kahoot platforms and Google Forms were used as tools for the development of learning assessment activities. As a result of our work, we can report that the students became interested in the classes, losing the apathetic attitude that they showed in the theoretical classes. That the engagement in classes provided a favorable environment for them to dedicate themselves to the task of learning Physics, being more focused, which facilitated the teaching- learning processes and resulted in a good performance in the evaluative activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-02T13:53:34Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Marcos Antonio Moraes Pereira.pdf: 14005664 bytes, checksum: 4f186630b14648309c81550c3392ec90 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-12T11:53:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Marcos Antonio Moraes Pereira.pdf: 14005664 bytes, checksum: 4f186630b14648309c81550c3392ec90 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T11:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Marcos Antonio Moraes Pereira.pdf: 14005664 bytes, checksum: 4f186630b14648309c81550c3392ec90 (MD5) Previous issue date: 2020-06-12en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSimulação computacional como recurso pedagógico para o ensino de física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSimulações computacionaispt_BR
dc.subject.keywordTICpt_BR
dc.subject.keywordPHeTpt_BR
dc.subject.keywordModelluspt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rosangela Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee2Verde, Ediron Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125060759755006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8810037161437258pt_BR
dc.description.resumoEnsino de Física no ensino fundamental, objetivou a elaboração e implementação de uma sequência de aulas, baseadas em simulações computacionais, para abordar conteúdos de Física da disciplina de Ciências do nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Luiz Dias Paes Leme, na cidade de Aragarças – GO. Nos dias atuais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), entre elas as simulações computacionais, atuam como importante ferramenta pedagógica no ensino de Ciências, permitindo abordagem experimental em escolas onde não há laboratórios físicos. Para cada um dos 09 (nove) conteúdos contemplados foi escolhido uma simulação computacional, interativa, que permitisse que os estudantes extraíssem dados numéricos e, a partir deles, realizassem a análise dos dados e chegassem às conclusões conceituais. Os simuladores utilizados foram os do PHET, o software Modellus e um programa do LabVirt da Universidade de São Paulo. O material instrucional que compõe o produto educacional, parte integrante dessa dissertação, traz uma breve introdução sobre o conteúdo de cada aula, informações técnicas sobre cada simulação, detalhados procedimentos para diversas etapas a serem simuladas e exercícios do tipo quiz para auxiliar na fixação dos conhecimentos adquiridos. As plataformas Kahoot! e o Google Formulários foram utilizadas como ferramentas para elaboração das atividades de avaliação da aprendizagem. Como resultado de nosso trabalho, podemos relatar que os alunos passaram a se interessar pelas aulas, perdendo a atitude apática que demonstravam nas aulas teóricas; que o engajamento nas aulas proporcionou um ambiente propício para que se dedicassem à tarefa de aprender Física, estando mais compenetrados, o que facilitou os processos de ensino-aprendizagem e se reverteu em um bom desempenho nas atividades avaliativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Computational simulationspt_BR
dc.subject.keyword2PheTpt_BR
dc.subject.keyword2Modelluspt_BR
dc.subject.keyword2Science teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Ortiz, Julio Santiago Espinoza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0072105804700303pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Marcos Antonio Moraes Pereira.pdf13.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.