Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Wanessa Gomes Chagas-
dc.date.accessioned2024-01-12T13:20:26Z-
dc.date.available2020-04-30-
dc.date.available2024-01-12T13:20:26Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Wanessa Gomes Chagas. Cultura da infância e educação física: um estudo a partir das práticas corporais de aventura. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5018-
dc.description.abstractThe research proposal of this work is presented with the following question: How can the themes of the Corporal Adventure Practices be considered considering the axes of children's culture in Physical Education classes? The central objective is to reflect on the pedagogical practice of Corporal Adventure Practices in conjunction with the axes of childhood culture (playfulness, reiteration, fantasy of the real and interactivity), referenced mainly by Sarmento (2004). The research methodological plan is based on a qualitative approach, inspired by action research, with research data collection techniques: an observation matrix with a record of the facts seen and heard in the researcher's field diary, accompanied by the photographic record and filmic. From the analysis of the data, we have as reflections: 1) the centrality of the process is not in the teacher, but in the child, but it is essential that the teacher master the intentionality of the actions to promote the teaching of the objects of knowledge. 2) Understanding that playfulness, interactivity, repetition and fantasy are part of all the child's actions during the activities helps the teacher to reflect that the child will give other functions to the materials used in the classes, as well as the movements that he will use to explore the environment and that this is part of your reading of the world. 3) It is necessary to develop a sensitivity to perceive when it is necessary to direct the teacher guided by caring / educating and when it is necessary to let the child create his own moment, in order not to fall into a domination of the bodies or in a disguised “pedagogical disinvestment” of useless playful activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-06T15:38:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Wanessa Gomes Chagas Guimarães.pdf: 5739628 bytes, checksum: bfc672af34400b9175fdff02b1960fcd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-12T13:20:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Wanessa Gomes Chagas Guimarães.pdf: 5739628 bytes, checksum: bfc672af34400b9175fdff02b1960fcd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T13:20:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Wanessa Gomes Chagas Guimarães.pdf: 5739628 bytes, checksum: bfc672af34400b9175fdff02b1960fcd (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCultura da infância e educação física : um estudo a partir das práticas corporais de aventurapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPráticas corporais de aventurapt_BR
dc.contributor.advisor1Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.contributor.referee1Garanhani, Marynelma Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653231710357259pt_BR
dc.contributor.referee2Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771080762430261pt_BR
dc.description.resumoA proposta de investigação desse trabalho se apresenta com a seguinte indagação: Como tematizar as Práticas Corporais de Aventura considerando os eixos da cultura infantil nas aulas de Educação Física? O objetivo central é refletir sobre a prática pedagógica das Práticas Corporais de Aventura em articulação com os eixos da cultura da infância (ludicidade, reiteração, fantasia do real e interatividade), referenciados principalmente por Sarmento (2004). O plano metodológico da pesquisa tem base na abordagem qualitativa e inspirada na pesquisa-ação, tendo como técnicas de coleta de dados da pesquisa: uma matriz de observação com registro dos fatos vistos e ouvidos em diário de campo da pesquisadora, acompanhada do registro fotográfico e fílmico. A partir da análise dos dados, temos como reflexões: 1) a centralidade do processo não está no professor, e sim na criança, mas é fundamental que o professor domine a intencionalidade das ações para promover o ensino dos objetos de conhecimento. 2) Compreender que ludicidade, interatividade, reiteração e fantasia fazem parte de todas as ações da criança no decorrer das atividades auxilia o professor a refletir que a criança dará outras funções aos materiais utilizados nas aulas, bem como aos movimentos que ela utilizará para explorar o ambiente e que isso faz parte da sua leitura de mundo. 3) É preciso desenvolver uma sensibilidade para perceber quando é necessária a diretividade docente orientada pelo cuidar/educar e quando é preciso deixar a criança criar seu próprio momento, a fim de não cair numa dominação dos corpos e nem em um “desinvestimento pedagógico” disfarçado de brincadeiras inúteis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Child educationpt_BR
dc.subject.keyword2Adventure body practicespt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Wanessa Gomes Chagas Guimarães.pdf5.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.