Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMocó, Gustavo da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-12T13:32:31Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2024-01-12T13:32:31Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.identifier.citationMOCÓ, Gustavo da Silva. Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5019-
dc.description.abstractThis work proposes to teach Thermodynamics concepts using a low-cost experimental weather station. The meteorological station is an educational product that was applied to the high school students at Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO, Brazil. All the sensors were assembled on the Arduino platform. In the lab classes, the students built the system for the data collection. The station is able to collect the following data: temperature, atmospheric pressure, relative humidity, rainfall, UVA, and UVB indexes. The data, stored in the internal memory of the station, were made available on the Internet, and the students could visualize them with their smartphones. At a given moment, the collected data were analyzed in the Physics class, and served as the facilitator of a meaningful learning for some thermal physics concepts, such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, relative humidity, heat transmission and UV radiation. Besides the concepts of Physics, it was also possible to teach some concepts of programming languages and basic electronics. The contextualization of physical concepts in weather forecasts, in addition to the fact that students actively collaborated to the building of the weather station, made Physics classes very attractive. It was possible to verify a very high students’ motivation through all the process steps of the Physics learning, mainly during the lab classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-05T13:26:03Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Gustavo da Silva Mocó.pdf: 1477113 bytes, checksum: e840313312edb474c41920ca9244717e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-12T13:32:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Gustavo da Silva Mocó.pdf: 1477113 bytes, checksum: e840313312edb474c41920ca9244717e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T13:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Gustavo da Silva Mocó.pdf: 1477113 bytes, checksum: e840313312edb474c41920ca9244717e (MD5) Previous issue date: 2020-07-08en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTermologiapt_BR
dc.subject.keywordEstação meteorológicapt_BR
dc.subject.keywordArduinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, George Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418436948246550pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, George Barbosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418436948246550pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3770310962057442pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe ensinar conceitos de Termodinâmica usando uma estação meteorológica experimental de baixo custo. A estação meteorológica é um produto educacional que foi aplicado junto aos estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO. Os sensores da estação foram montados em uma plataforma Arduino, enquanto o sistema de coleta de dados foi automatizado pelos estudantes durante as aulas experimentais. Foram coletados pela estação dados das grandezas temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, índices UVA e UVB. Esses dados foram acessados via Internet, através dos smartphones dos estudantes e através da memória interna da própria estação. Em determinado momento, os dados coletados através da estação foram analisados em sala de aula, e serviram como facilitadores de uma aprendizagem significativa de alguns conceitos da Física térmica, tais como: temperatura, calor, escalas termométricas, termômetros, umidade relativa do ar, transmissão de calor e radiação UV. Além dos conceitos de Física, foi possível trabalhar com os estudantes linguagem de programação e eletrônica básica. A contextualização dos conceitos físicos nas previsões do tempo, além do fato dos estudantes colaborarem ativamente na construção da estação meteorológica, tornaram as aulas de Física bastante atrativas. Pôde se verificar uma motivação muito grande por parte dos estudantes em todas as etapas de aprendizagem, principalmente nas aulas experimentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Thermologypt_BR
dc.subject.keyword2Meteorological stationpt_BR
dc.subject.keyword2Arduinopt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho Neto, João Teles de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622059450756991pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Gustavo da Silva Mocó.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.