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http://ri.ufmt.br/handle/1/5038
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação física escolar e o conteúdo de esportes : uma ação possível no atendimento das diretrizes educacionais |
Autor(es): | Castro Filho, Wilson Pereira de |
Orientador(a): | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Kawashima, Larissa Beraldo |
Resumo : | Este trabalho teve como foco analisar a prática docente do professor com o conteúdo esporte para turma 6o do Ensino Fundamental, a partir de um plano de intervenção com vistas a experimentação de possiblidades pedagógicas na implementação do esporte como conteúdo da Educação Física de acordo com a BNCC. Através do uso de conteúdo de esportes de uma forma que consiga atender as competências que são apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, fazendo com que a Educação Física utilize o que a caracterizou por muito tempo, mas que contribua com o processo de formação do aluno de maneira significativa e responsável. Esta opção deve-se ao fato de que o professor pesquisador vem de uma formação tecnicista dos anos 80 e por intermédio das discussões provocadas na primeira disciplina do curso, sentiu a necessidade de analisar sua própria prática docente. O trabalho se desenvolveu com uma avaliação diagnóstica onde os alunos fizeram a escolha das modalidades a serem trabalhadas, em seguida foi utilizada a Teoria Crítico emancipatória de Kunz (2004) para construção do modelo de aulas a serem utilizados. A opção por esta metodologia se deve ao fato de favorecer o protagonismo dos alunos e levá-los a uma reflexão sobre sua prática. Após elaborado o plano de intervenção que se utilizou das modalidades de Voleibol e Futsal elencadas pelos alunos foi possível avaliar uma boa participação dos mesmos, em todos os momentos, na seleção das atividades a serem realizadas, no comprometimento de participação e nos momentos de avaliação sobre o que foi executado. Nas considerações finais fica demonstrado que a proposta do trabalho se configura de maneira satisfatória e permitiu uma avaliação da prática docente do profissional na busca de oferecer uma qualidade de ensino que respeite o direito dos alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work focused on analyzing the teaching practice of the teacher with the sports content for the 6th grade of Elementary School, from an intervention plan with a view to experimenting with pedagogical possibilities in the implementation of sport as Physical Education content according to the BNCC. Through the use of sports content in a way that can meet the competencies that are presented in the Common Base National Curriculum, making Physical Education use what characterized it for a long time, but that contributes to the process of training students of meaningful and responsible manner. This option is due to the fact that the researcher professor comes from a technical formation from the 80s and through the discussions provoked in the first discipline of the course, he felt the need to analyze his own teaching practice. The work was developed with a diagnostic evaluation where the students made the choice of the modalities to be worked on, then Kunz's emancipatory Critical Theory (2004) was used to build the model of classes to be used. The choice for this methodology is due to the fact that it favors the role of students and leads them to reflect on their practice. After elaborating the intervention plan that used the Volleyball and Futsal modalities listed by the students, it was possible to evaluate their good participation, at all times, in the selection of activities to be carried out, in the commitment to participation and in the moments of evaluation on what was executed. In the final considerations it is demonstrated that the proposal of the work is configured in a satisfactory way and allowed an evaluation of the professional's teaching practice in the search to offer a quality of teaching that respects the students' rights. |
Palavra-chave: | Prática docente Educação física escolar Protagonismo do aluno |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching practice School physical education Student protagonist |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | CASTRO FILHO, Wilson Pereira de. Educação física escolar e o conteúdo de esportes: uma ação possível no atendimento das diretrizes educacionais. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5038 |
Data defesa documento: | 29-Apr-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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