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Tipo documento: Tese
Título: Aprendizagem mobilizada por questões sóciocientificas : uma ação formativa interdisciplinar com docentes de Ciências Naturais
Autor(es): Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Membro da Banca: Ribeiro, Kátia Dias Ferreira
Membro da Banca: Maciel, Cilene Maria Lima Antunes
Resumo : Essa pesquisa objetivou compreender as possíveis contribuições para docência do trabalho com questões sociocientífica. O estudo apresenta como questão de investigação: quais contribuições do trabalho com questões sociocientíficas, em uma ação formativa, proporcionaria em relação à aprendizagem de conhecimentos ambientais numa perspectiva científica crítica, para docentes de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida durante uma ação formativa interdisciplinar de 40 horas, com 30 professores de Ciências, onde se discutiu e estudou-se o tema precipitação e temperatura no município de Presidente Figueiredo/AM, assunto que faz parte da realidade vivencial dos participantes da pesquisa. Os estudos sobre formação docente, em particular, a formação de professores de Ciências Naturais, conhecimentos para a docência e questões sociocientíficas contribuíram para a construção do referencial teórico e serviram como orientadores para as análises. Participaram das atividades 30 professores de Ciências em serviço da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Utilizou-se nessa ação formativa interdisciplinar, notícias de jornal, vídeos da internet, artigos científicos e de divulgação científica, a fim de apresentar diferentes atores e entendimentos sobre o assunto, precipitação e temperatura. Aplicou-se como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, diário reflexivo, matrizes e gravações em áudio e vídeo. Buscou-se a Análise de Conteúdo (AC) para, a partir dos registros, constituir o corpus da análise e proceder a elaboração de uma interpretação do fenômeno. Na análise dos dados, estabeleceram-se os aspectos a serem considerados a partir dos objetivos e questões da pesquisa com base nas categorias de conhecimentos para a docência exploradas nesta pesquisa: conhecimento do conteúdo, conhecimento didático-pedagógico e conhecimento crítico. As análises foram realizadas, atentando-se para a contribuição da aprendizagem de conhecimentos com QSCs, objetivando uma formação mediante uma perspectiva interdisciplinar e crítica. Assim, estão explícitas as ideias de superação do individualismo do sujeito, percepção da necessidade de um de um agir docente mais interdisciplinar, valorização de temas cotidianos dos conhecimentos e a atuação cidadã na sociedade para promoção de transformações, ideias que emergem das pretensões formativas para o professor de Ciências Naturais e dos referenciais teóricos utilizados. Os resultados apontam que uma ação formativa com envolvimento de análise de questões sociocientíficas, emergem subsídios de reflexão para possibilidades mobilizadoras dos conhecimentos para professores de Ciências em serviço, numa perspectiva interdisciplinar e crítica. Ademais possibilitou identificar fragilidades e desafios em relação às atividades com abordagem QSC, que por essência são interdisciplinares e que precisam ser considerados e superados.
Resumo em lingua estrangeira: This work aimed to understand the contributions for teaching with socio-scientific issues. The study presents as a research question: what contributions of work with socio-scientific issues, in a formative action, would provide in relation to the learning of environmental knowledge into a critical scientific perspective, for Natural Sciences teachers. This research was developed during a 40-hour interdisciplinary training action, with 30 Science teachers, where the theme precipitation and temperature was discussed and studied in the municipality of Presidente Figueiredo, Amazonas; a subject that is part of an experiential reality of the teachers involved in it. Studies about teacher training, in particular, the teachers training of Natural Science, knowledge for teaching and socio-scientific issues have contributed for construction of the theoretical references and have served as guides for analyzes. Thirty Science teachers, in service for the Education Department of Amazonas State and for the Education Department of Presidente Figueiredo have participated of activites. Newspaper news, videos from the internet, scientific articles and scientific dissemination were used in this interdisciplinary training action, in order to presente different actors and understandings on the subject, precipitation and temperature. The following instruments were used for data collection: questionnaire, semistructured interview, reflective diary, matrices, audio and video recordings. Content Analysis (CA) was researched from the records, in order to constitute the corpus of the analysis and proceed with the elaboration to comprehend the phenomenon. In the data analysis, aspects to be considered were established from the goals and research essues according to the categories of knowledge for teaching explored in it: knowledge of contente, didactic-pedagogical knowledge and critical knowledge. The analyzes were carried out, paying attention to the contribution of knowledge learning with QSCs, aiming at a training based on an interdisciplinary and critical perspective. Thus, the ideas for overcoming the individualism of the subject are explicit, the perception of the need for a more interdisciplinary teaching action, valuing everyday themes and citizen action in society to promote changes, ideas that emerge from the formative pretensions for the Natural Science teachers and the theoretical references used. The results show that a formative action involving the analysis of socio-scientific issues brings subsidies of reflection for possibilities that mobilize knowledge for Science teachers in service, in interdisciplinary and critical perspective. Furthermore, it has got possible to identify the weaknesses and challenges in relation to activities with QSC approach, which in essence, are imterdisciplinary and that need to be considered and overcome.
Palavra-chave: Formação de professores de ciências
Conhecimentos para a docência
CTSA
Questões sóciocientíficas
Precipitação e temperatura
Palavra-chave em lingua estrangeira: Science teacher training
Knowledge for teaching
CTSA
Socio-scientific issues
Precipitation and temperature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: VILAS BOAS, Terezinha de Jesus Reis. Aprendizagem mobilizada por questões sóciocientificas: uma ação formativa interdisciplinar com docentes de Ciências Naturais. 2020. 275 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5050
Data defesa documento: 10-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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