Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5063
Tipo documento: Tese
Título: Um olhar investigativo para a metodologia de projetos na abordagem da prevenção ao consumo de álcool por adolescentes
Autor(es): Menegazzo, Nidia Silva
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Schneider, Daniela Ribeiro
Membro da Banca: Malheiros, Antonio Francisco
Resumo : A presente tese se insere no campo da Educação em Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Fundamentos e Metodologias e objetivou analisar as perspectivas da Metodologia de Projetos como abordagem na prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Partiu-se do pressuposto que a metodologia de projetos se apresenta como uma prática educativa que transcende as aprendizagens rotineiras e descontextualizadas e permite ao aluno a construção de conhecimentos pertinentes por meio de participação em atividades planejadas e compartilhadas dentro do grupo, requisitos importantes nas ações preventivas. Além disso, provoca reflexões em relação à postura docente. Estudos epidemiológicos têm revelado que o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes, que a experimentação acontece precocemente e que eles possuem uma percepção de risco reduzida sobre os problemas decorrentes do uso dessa droga. Esses dados, dentre outros, sinalizam para uma urgente necessidade de trabalho preventivo com os adolescentes por meio de estratégia pedagógica que propicie a produção de conhecimento crítico, reflexivo e transformador. Assim, a escola constitui-se em um dos principais espaços para trabalhar o fortalecimento de escolhas positivas para a saúde e sua promoção, uma vez que é nela que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e de suas vidas. A investigação deu-se a partir de uma abordagem qualitativa, evidenciando elementos de pesquisa-ação e envolveu dois docentes e 26 alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Rondonópolis (MT). Os alunos organizaram-se em quatro grupos e a metodologia de projetos foi desenvolvida de acordo com sequência proposta por Behrens. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram: questionário, entrevistas, oficinas e grupos focais. A análise dos dados foi orientada pela técnica de análise de conteúdo e o diálogo teórico teve como base autores que discutem e pesquisam a temática como Hernández, Behrens, Moura e Barbosa, dentre outros. A abordagem de prevenção foi facilitada pelo desenvolvimento dos projetos, criando situações de aprendizagens dinâmicas e participativas, nas quais foi possível detectar a experimentação precoce de bebidas alcoólicas e a presença do consumo de álcool no contexto familiar. Foi possível evidenciar também uma percepção de risco associada principalmente a informações veiculadas pela mídia, como acidentes, violência e morte. Observou-se que os estudantes se posicionaram como protagonistas de sua aprendizagem, buscando formas diferenciadas, atraentes e relacionadas com seu cotidiano para falar sobre a prevenção. Esses resultados sinalizaram que a metodologia de projetos favoreceu o exercício da reflexão, autonomia e busca de soluções para situações que afetavam o cotidiano dos jovens, bem como suscitou sentimentos de pertencimento, responsabilidade e cooperação.
Resumo em lingua estrangeira: The present dissertation belongs to the Education in Science and Mathematics field, research area of Fundamentals and Methodologies, and it had as objective to analyse the perspectives of Methodology of Projects as an approach in the prevention of alcoholic beverages consumption by adolescents. It had been assumed that the methodology of projects presents itself as an educative practice which trancends the routine and decontextualized learning practices, and allows the student the construction of relevant knowledge through participation in planned and shared activities within the group, important requirements in preventive actions. Besides that, it causes reflections concerning teaching posture. Epidemiological studies have revealed that alcohol is the psychoactive substance most consumed by adolescents, the experimentation happens very early and they also have a very reduced risk perception of problems as a result of the use of this drug. Those data, among others, signal to the urgent need of a preventive action with adolescents through a pedagogical strategy which propitiate the production of critical, reflexive and transformative knowledge. Thus, the school represents one of the main spaces to work the strengthening of positive choices for health and its promotion, once it‘s in the school that adolescents spend much of their time and lives. The research was carried out according to a qualitative approach, evidencing elements of action research, involving two teachers and 26 students from the 8th grade of elementary grade of a public school, in the city of Rondonópolis(MT). The students organized themselves into four groups and the methodology of projects was developed according to the sequence proposed by Behrens. Questionnaires, interviews, workshops and focus groups were the techniques used for the data collection. The data analysis was oriented by the content analysis technique and the theoretical dialogue had as main authors Hernández, Behrens, Moura and Barbosa, among others, authors which discuss and research the theme. The prevention approach was facilitated by the development of projects, creating dynamic and participative learning situations in which was possible to detect the early experimentation of alcoholic beverages and the presence of alcohol consume in the familiar context. It was also evidenced the perception of risk mainly associated to information portrayed by the media as accidents, violence and death. It was possible to observe that students put themselves as protagonists of their own learning process, seeking out for different and attractive manners related to their daily routine to discuss about prevention. The results point that the methodology of projects favors the reflection exercise, thinking reform and search for solutions to situations which affect the daily routine of youngs, as well as may arouse feelings of pertaining, responsibility and colaboration.
Palavra-chave: Metodologia de projetos
Prevenção
Consumo de álcool
Palavra-chave em lingua estrangeira: Methodology of projects
Prevention
Alcohol consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MENEGAZZO, Nidia Silva. Um olhar investigativo para a metodologia de projetos na abordagem da prevenção ao consumo de álcool por adolescentes. 2017. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5063
Data defesa documento: 6-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2017_Nidia Silva Menegazzo.pdf2.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.