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http://ri.ufmt.br/handle/1/5067
Tipo documento: | Tese |
Título: | Modelagem matemática na educação básica : um olhar sobre os conhecimentos que emergem em experiências vivenciadas pelos estudantes |
Autor(es): | Rozal, Edilene Farias |
Orientador(a): | Espírito Santo, Adilson Oliveira do |
Coorientador: | Burak, Dionisio |
Membro da Banca: | Espírito Santo, Adilson Oliveira do |
Membro da Banca: | Souza, Elizabeth Gomes |
Membro da Banca: | Burak, Dionisio |
Membro da Banca: | Sales, Elielson Ribeiro de |
Membro da Banca: | Silveira, Marisa Rosâni Abreu da |
Resumo : | A presente tese tem como objetivo investigar, a partir das análises nas Dissertações e Teses, a construção de conhecimentos por estudantes que vivenciaram experiências com a Modelagem Matemática, para identificar a natureza de conhecimentos adquiridos e/ou construídos no processo com a Modelagem. É orientada pela interrogação: o que se mostra na descrição expressa dos autores a partir de Dissertações e Teses em relação à construção de conhecimentos por estudantes que vivenciaram experiências com a Modelagem Matemática?. Na presente investigação volto meu olhar para as Dissertações e Teses, que em seu âmbito trataram de atividades de Modelagem na Educação Básica. Em um primeiro momento efetuei o levantamento desses trabalhos, que resultou em quatro dissertações para análise. No segundo momento foram analisados e categorizados segundo as suas próprias informações. As Dissertações e Teses foram coletadas no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de 2010-2012. Para a condução da análise documental, utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Com interpretação inicial à luz de Moreira (1999, 2005) e contribuição das concepções de Santos (2006) e Morin (1991) acerca do conhecimento na condução das análises, é possível dizer que, que em uma atividade de Modelagem Matemática não são apenas os conhecimentos matemáticos que se fazem presentes, mas que outros surgem e se integram ao contexto, mostrando que as atividades podem superar a visão disciplinar, dependendo da ação do professor. Conhecimentos sobre engenharia de alimentos, saúde, economia, administração, relações humanas, meio ambiente, higiene, entre outros se fizeram presentes nas atividades realizadas com a Modelagem. A socialização, as atitudes e questões de valores que são construídos pelos grupos e que são para a vida também surgiram nas experiências com a Modelagem. Os resultados ainda mostram que os estudantes estabeleciam relações com outras áreas no contexto da Modelagem e percebeu-se a aquisição de novos conhecimentos, ao mesmo tempo em que também formavam outros conceitos. A pesquisa mostrou que o conhecimento pode ser construído e o foi nas experiências analisadas por meio pelo menos de três formas, que são elas: pelas atividades não formais, pelos conhecimentos escolares e pelos conhecimentos dos especialistas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present thesis aims to investigate, from the analyzes in the Dissertations and Theses, the construction of knowledge by students who experienced experiences with Mathematical Modeling, to identify the nature of knowledge acquired and / or built in the process with Modeling. It is guided by the question: what is shown in the authors' explicit description from Dissertations and Theses in relation to the construction of knowledge by students who have experienced experiences with Mathematical Modeling? In the present investigation I turn my look to the Dissertations and Theses, that in their scope, they have dealt with activities of Modeling in Basic Education. At first I carried out the survey of these works, which resulted in four dissertations for analysis. In the second moment they were analyzed and categorized according to their own information. Dissertations and theses were collected in the Thesis Bank of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel - CAPES, in the period from 2010 to 2012. For the conduction of the documentary analysis, the methodology of Content Analysis of Bardin (2011) was used. With an initial interpretation based on Moreira (1999, 2005) and the contribution of Santos‟s (2006) and Morin‟s (1991) conceptions about the knowledge in conducting the analyzes, it is possible to say that, in a Mathematical Modeling activity, not only Mathematical knowledge is present, but also others arise and are integrated into the context, showing that the activities can surpass the disciplinary vision, depending on the action of the teacher. Knowledge about food engineering, health, economics, administration, human relations, environment, and hygiene, among others were present in the activities carried out with Modeling. The socialization, the attitudes, the questions of values, that are built by the groups and that are useful for life have also emerged in the experiences with Modeling. The results still show that the students established relationships with other areas in the context of Modeling and the acquisition of new knowledge was noticed, while also forming other concepts. Research has shown that knowledge can be constructed and analyzed in at least three ways: through non-formal activities, school knowledge and expert knowledge. |
Palavra-chave: | Modelagem matemática Construção de conhecimentos Aprendizagem significativa Ensino e aprendizagem de matemática Educação básica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematical modeling Construction of knowledge Meaningful learning Teaching and learning of mathematics Basic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | ROZAL, Edilene Farias. Modelagem matemática na educação básica: um olhar sobre os conhecimentos que emergem em experiências vivenciadas pelos estudantes. 2017. 164 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5067 |
Data defesa documento: | 20-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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