Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuirino, Stephanie Fátima Martins-
dc.date.accessioned2024-01-29T18:24:46Z-
dc.date.available2022-07-28-
dc.date.available2024-01-29T18:24:46Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.citationQUIRINO, Stephanie Fátima Martins. Sistema Penitenciário de Mato Grosso e políticas públicas de educação para a ressocialização. 2022. 58 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5081-
dc.description.abstractGiven the current situation of overcrowding in the Penitentiary System of Mato Grosso and the organized action of crime, as well as the level of education of people incarcerated within the penitentiaries, it is necessary for the State to adopt a more energetic stance in the execution and promotion of public education policies in prison to stop the criminal order. The general objective of this work was to analyze the education policies in the Penitentiary System of Mato Grosso, in order to discern whether such policies facilitate the process of resocialization for inmates. The methodological procedure used was based on a bibliographical, qualitativequantitative research, using a descriptive and explanatory analysis in a sample of the context of the penitentiary system composed by educational teams of management, as well as the promotion of education in prison. The research involving qualitative and quantitative methodology highlights the urgency of proposing in-depth discussions on the subject in order to evaluate all the aspects, whether textual and informative contexts, as well as the inputs of data and numerical factors, as was the case in the identification process against the use and analysis of public statistics on the object in question (prison system). The working hypothesis was: 'What are the actions of public education policies in the prison of the State of Mato Grosso' that effectively promote resocialization? It was conjectured that it is fundamental and extremely necessary that a restructuring of the system be carried out, promoting education in private prison, professionalization, economic growth, the generation of jobs, providing opportunities for improvement in the living conditions of the prison population. All these itens in terms of public security will have long-term effects accompanied by continued public educational policies of social scope.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-11-13T16:43:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Stephanie Fátima Martins Quirino.pdf: 736376 bytes, checksum: 0a248b94dd0b4b25834985a7dc972844 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-01-29T18:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Stephanie Fátima Martins Quirino.pdf: 736376 bytes, checksum: 0a248b94dd0b4b25834985a7dc972844 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T18:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Stephanie Fátima Martins Quirino.pdf: 736376 bytes, checksum: 0a248b94dd0b4b25834985a7dc972844 (MD5) Previous issue date: 2022-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSistema Penitenciário de Mato Grosso e políticas públicas de educação para a ressocializaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema penitenciáriopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordRessocializaçãopt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.contributor.advisor1Estevinho, Telmo Antonio Dinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587517170849940pt_BR
dc.contributor.referee1Estevinho, Telmo Antonio Dinelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587517170849940pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Francisco Xavier Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841932116717903pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133977902202783pt_BR
dc.description.resumoDiante do atual quadro de superlotação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso e frente à ação organizada da criminalidade, bem como, do grau de escolaridade das pessoas reclusas dentro das penitenciárias, faz-se necessário que o Estado passe a adotar uma postura mais enérgica na execução e promoção das políticas públicas de educação no cárcere para frear a ordem criminosa. O objetivo geral deste trabalho foi de analisar as políticas de educação no Sistema Penitenciário de Mato Grosso, de modo a discernir se tais políticas facilitam o processo de ressocialização para os detentos. O procedimento metodológico utilizado baseou-se numa pesquisa bibliográfica, qualitativa-quantitativa, utilizando-se uma análise descritiva e explicativa em uma amostra do contexto do sistema penitenciário composto por equipes educacionais de gestão, gerenciamento, bem como de promoção da educação no cárcere. A pesquisa envolvendo a metodologia qualitativa e quantitativa evidencia a urgência em propor discussões aprofundadas sobre a temática de modo a avaliar todos os seus aspectos, sejam contextos textuais e informativos, quanto os aportes de dados e fatores numéricos, como foi o caso no processo de identificação frente a utilização e análise de estatísticas públicas sobre o objeto em questão (sistema penitenciário). A hipótese de trabalho foi: ‘Quais as ações de políticas públicas de educação no cárcere do Estado de Mato Grosso’ que promovem a ressocialização de forma efetiva? Conjecturou-se que é fundamental e de extrema necessidade que se proceda uma reestruturação do sistema, promovendo a educação no cárcere privado, a profissionalização, o crescimento econômico, a geração de empregos, oportunizando melhoria na condição de vida da população penitenciária. Todas essas medidas em termos de segurança pública surtirão efeitos a longo prazo acompanhadas de políticas públicas educacionais continuadas de alcance social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Prison systempt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Resocializationpt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Public policiespt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Geruza Silva de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868377618598058pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Stephanie Fátima Martins Quirino.pdf719.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.