Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnchieta, Ricardo José Fernandes-
dc.date.accessioned2024-02-07T14:12:27Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2024-02-07T14:12:27Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.citationANCHIETA, Ricardo José Fernandes. Avaliação formativa de aprendizagem em modelagem Matemática. 2017. 176 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5094-
dc.description.abstractThis study refers to a qualitative research in the area of Mathematical Modeling, whose objective was to analyze a methodology for the evaluation of learning in activities of this teaching strategy. We investigated the contributions that this proposal of formative evaluation brings to the students when they are involved in the construction of mathematical models. The theoretical basis of the research was based on the assumptions of Mathematical Modeling and Evaluation of learning, focusing on the formative evaluation, represented by several researchers in these areas and as epistemological foundation, the Constructivist Theory as a way to subsidize the evaluation of the learning inserted in the teaching process and learning. The research was carried out with students of the 2nd year of the Technical Course in Environment and Technician in Visual Arts of the Federal Institute of Maranhão, São Luís Campus - Historical Center and the data were constructed from the written works, field diaries and observations of the researcher / teacher, in two moments, without the proposal and the proposal. The analysis was constructed from the Content Analysis method. The analysis of Mathematical Modeling activities before the proposal showed a motivating methodology, but along the stages defined by Burak (2010) we find obstacles characterized by the difficulty of the students in different points. In the activities with our proposal of evaluation of learning we noticed a significant progress in the development of these activities, determined by the orientation of the monitoring reports that allowed to identify the obstacles at each stage of Mathematical Modeling. We believe that this evaluation process in a constructivist perspective, requires an approximation of the mediating teacher, acting with the students in the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-12-23T16:01:25Z No. of bitstreams: 1 TESE_2017_Ricardo José Fernandes Anchieta.pdf: 8568138 bytes, checksum: 2e96cd9a0e6763d06b69725388086ba0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-07T14:12:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2017_Ricardo José Fernandes Anchieta.pdf: 8568138 bytes, checksum: 2e96cd9a0e6763d06b69725388086ba0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T14:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2017_Ricardo José Fernandes Anchieta.pdf: 8568138 bytes, checksum: 2e96cd9a0e6763d06b69725388086ba0 (MD5) Previous issue date: 2017-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação formativa de aprendizagem em modelagem Matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordAvaliação formativapt_BR
dc.contributor.advisor1Espírito Santo, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071pt_BR
dc.contributor.referee1Espírito Santo, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, Roberta Modesto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3004012674017274pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2659835274424085pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se refere a uma pesquisa qualitativa na área da Modelagem Matemática, que teve como objetivo analisar uma metodologia para a avaliação da aprendizagem em atividades dessa estratégia de ensino. Foram investigadas as contribuições que essa proposta de avaliação formativa traz para os alunos quando estão envolvidos na construção de modelos matemáticos. O embasamento teórico da pesquisa partiu dos pressupostos da Modelagem Matemática e da Avaliação da aprendizagem, com foco na avaliação formativa, representados por diversos pesquisadores dessas áreas e como fundamentação epistemológica, a Teoria Construtivista como forma de subsidiar a avaliação da aprendizagem inserida no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada com alunos do 2° ano do curso Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís – Centro Histórico e os dados foram construídos a partir dos trabalhos escritos, dos diários de campo e das observações do pesquisador/professor, em dois momentos, sem a proposta e com a proposta. A análise foi construída a partir da do método de Análise de Conteúdo. As análises das atividades de Modelagem Matemática antes da proposta mostraram uma metodologia motivadora, porém ao longo das etapas definidas por Burak (2010) encontramos entraves caracterizados pela dificuldade dos alunos em diferentes pontos. Nas atividades com a nossa proposta de avaliação da aprendizagem percebemos um progresso significativo no desenvolvimento dessas atividades, determinadas pela orientação dos relatórios de acompanhamento que permitiram identificar os entraves a cada etapa da Modelagem Matemática. Acreditamos que esse processo de avaliação numa perspectiva construtivista, é necessária uma aproximação do professor mediador, atuando com os alunos na construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical modelingpt_BR
dc.subject.keyword2Formative assessmentpt_BR
dc.contributor.referee3Furtado, Alfredo Braga-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3834872074006666pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Marisa Rosâni Abreu da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588315106445865pt_BR
dc.contributor.referee5Souza Filho, Erasmo Borges de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387951750537371pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2017_Ricardo José Fernandes Anchieta.pdf8.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.