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Tipo documento: Dissertação
Título: Ontem eles jogaram, hoje é a gente professora : os lugares das meninas na educação física e na escola
Autor(es): Matos, Noelle Thais de
Orientador(a): Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Altmann, Helena
Resumo : Este trabalho teve como objetivo geral investigar os lugares que as meninas-mulheres ocupam na Escola Estadual Pedro Gardés e nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, como elas são percebidas e se mostram na instituição, suas diferentes atitudes, valores, preconceitos e gestos, pois a compreensão desses aspectos possibilita ampliar o olhar para as feminilidades na sociedade, como marcam as suas relações sociais, as dominações, as regras entre outros, e assim corroborar com os estudos de gênero e o direito de aprendizagem. O objetivo específico foi de compreender quais os lugares que elas se apropriam/empoderam no cotidiano escolar mostrando-se protagonistas ou não em momentos de intervalos e nas aulas de Educação Física. O empoderamento das meninas- mulheres no ambiente educativo na contemporaneidade admite-se como diferente do passado, pois há uma abertura para as discussões de gênero e ampliação das garantias de direitos, ao contrário do que ocorria. Contudo, há lacunas a serem superadas no que se refere à equidade de gênero em vários campos da nossa sociedade. Para tanto foi utilizada como base teórica Guacira Louro, Joan Scott e Judith Butler para os estudos de gênero; Erika Moreira, Yi Fu Tuan e Michel Certeau para os estudos do cotidiano e do lugar; Pierre Bourdieu e Michel Foucault para compreensão histórica das relações de poder; Silvana Goellner e Helena Altmann como suporte para as questões de gênero na Educação Física Escolar. A pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo etnográfica no cotidiano escolar, teve como fontes e instrumentos de investigação, a análise de fontes documentais, a observação participante, plano bimestral de Educação Física e a entrevista semiestruturada com a técnica de grupo focal e chuva de ideias. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Pedro Gardés, situada no centro do município de Várzea Grande – MT. Os participantes foram os (as) estudantes do Ensino Fundamental do período matutino. Os resultados indicam que nos momentos de intervalo os lugares que envolvem jogos, principalmente a quadra de esportes, são majoritariamente ocupados pelos meninos, mesmo que parte das meninas reconheçam seus direitos de usufruir destes espaços da escola e de reclamarem esses direitos. Destaca- se também que nas aulas de Educação Física, o conteúdo sobre esportes de invasão, com direcionamento metodológico coeducativo, teve uma participação equivalente tanto de meninas, quanto de meninos, porém vale ressaltar a intensidade e a competitividade superior dos meninos nos jogos. O trabalho assinala que a apropriação das meninas e dos meninos nos lugares é uma construção histórico-social, principalmente da quadra de esportes – utilizada nas aulas com equidade de direitos a partir da intervenção pedagógica da docente e a necessidade da permissividade dos meninos para elas jogarem nos momentos de intervalos. Nesse sentido, é preciso ampliar os olhares dos (as) educadores (as) no que tange a apropriação dos lugares neste ambiente, fomentar o envolvimento de todos (as) com inserção da diversificação das aulas de Educação Física a partir das diferentes culturas, aprofundar em pesquisas que contribuem com reflexões sobre o empoderamento feminino frente à utilização dos espaços “instituídos” da escola de maneira protagonista, para assim, vislumbrar a garantia dos direitos de aprendizagem a todas e todos.
Resumo em lingua estrangeira: This work had as general objective to investigate the places that girls-women occupy at Escola Estadual Pedro Gardés and in Physical Education classes in the final years of elementary school, how they are perceived and shown in the institution, their different attitudes, values, prejudices and gestures, because understanding these aspects makes it possible to broaden the look at femininities in society, as they mark their social relations, domination, rules, among others, and thus corroborate with gender studies and the right to learn. The specific objective was to understand which places they appropriate / empower in the school routine, showing themselves as protagonists or not during breaks and in Physical Education classes. The empowerment of girls-women in the educational environment in contemporary times is admitted as different from the past, as there is an opening for gender discussions and expansion of guarantees of rights, contrary to what happened. However, there are gaps to be overcome with regard to gender equity in various fields of our society. To that end, Guacira Louro, Joan Scott and Judith Butler were used as a theoretical basis for gender studies; Erika Moreira, Yi Fu Tuan and Michel Certeau for the study of daily life and the place; Pierre Bourdieu and Michel Foucault for a historical understanding of power relations; Silvana Goellner and Helena Altmann as support for gender issues in School Physical Education. The research with a qualitative approach, of an ethnographic type in the school routine, had as sources and research instruments, the analysis of documentary sources, participant observation, bimonthly Physical Education plan and the semi-structured interview with the focus group technique and brainstorming. The research took place at Escola Estadual Pedro Gardés, located in the center of Várzea Grande City - MT. Participants were elementary school students from the morning shift. The results indicate that in the break time the places that involve games, mainly the sports court, are mainly occupied by boys, even though part of the girls recognize their rights to enjoy these school spaces and claim these rights. It is also noteworthy that in Physical Education classes, the content about invasion sports, with co-educational methodological direction, had an equivalent participation of both girls and boys, but it is worth mentioning the intensity and superior competitiveness of boys in games. The work points out that the appropriation of girls and boys in places is a historical-social construction, mainly of the sports court - used in classes with equal rights from the pedagogical intervention of the teacher and the need for the boys' permissiveness for them to play at times of breaks. In this sense, it is necessary to broaden the views of educators with regard to the appropriation of places in this environment, to encourage the involvement of all with the insertion of the diversification of Physical Education classes from different cultures, to deepen in research that contributes to reflections on female empowerment in the face of the use of the “instituted” spaces of the school in a protagonist way, so as to envision the guarantee of the learning rights to all and everyone.
Palavra-chave: Gênero
Lugares
Educação física escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Gender
Places
School physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: MATOS, Noelle Thais de. Ontem eles jogaram, hoje é a gente professora: os lugares das meninas na educação física e na escola. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5096
Data defesa documento: 30-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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