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Tipo documento: Dissertação
Título: A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas
Autor(es): Zambon, Elessandra Martins de Souza Amaral
Orientador(a): Silva, Érica de Mello
Membro da Banca: Silva, Erica de Mello
Membro da Banca: Oliveira, Jeferson de
Membro da Banca: Novais, Jonathan Willian Zangeski
Resumo : O Princípio de Pascal é um conceito chave no entendimento do funcionamento de máquinas hidráulicas, e este estudo apresenta uma sequência de ensino-aprendizagem que o contextualiza em dispositivos familiares aos estudantes, como freio hidráulico, braço mecânico e elevador hidráulico. Desenvolvido sob os aportes teórico- metodológicos da abordagem sócio-histórico-cultural, este estudo utiliza a metodologia qualitativa, realizada através de pesquisa-ação. A sequência de ensino-aprendizagem desenvolvida foi aplicada a alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola do campo mato-grossense e está ancorada nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky sobre mediação, zona de desenvolvimento proximal e afetividade. A coleta de dados foi feita por meio de registros em diário de campo e questionários pré-teste e pós-teste. A análise dos dados, que se fundamentou na Análise Dialógica do Discurso, evidenciou que o domínio de operações matemáticas básicas e a compreensão global textual são pilares importantes na compreensão de conceitos físicos. Os dados indicam também que a interação/mediação entre professor e estudante, bem como o afeto docente, são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, demonstrando que os pressupostos teóricos de Lev Vygotsky contribuíram para o bom andamento da pesquisa. O produto educacional derivado deste trabalho poderá auxiliar o professor no ensino de conceitos de hidrostática como densidade dos sólidos, densidade dos líquidos, pressão e o Princípio de Pascal em contextualizações cotidianas.
Resumo em lingua estrangeira: Pascal’s Principle is a key concept in understanding the functioning of hydraulic machines, and this study presents a teaching-learning sequence that contextualizes it in devices familiar to students, such as hydraulic brake, mechanical arm and hydraulic lift. Developed under the theoretical-methodological contributions of the socio-historical- cultural approach, this study uses the qualitative methodology, carried out through action research. The teaching-learning sequence developed was applied to 2nd year high school students from a countryside school in Mato Grosso and is anchored in Lev Vygotsky's theoretical assumptions about mediation, the zone of proximal development, and affectivity. Data collection was done through field diary records and pre- and post- test questionnaires. The data analysis, which was based on the Dialogic Discourse Analysis, showed that the domain of basic mathematical operations and the global textual understanding are important pillars in the understanding of physical concepts. The data also indicate that the interaction/mediation between teacher and student, as well as the teaching affection, are essential for the students' development, demonstrating that Lev Vygotsky's theoretical assumptions contributed to the good progress of the research. The educational product derived from this work can assist the teacher in teaching hydrostatic concepts such as density of solids, density of liquids, pressure, and the Pascal’s Principle in everyday contexts.
Palavra-chave: Princípio de Pascal
Sequência de ensino-aprendizagem
Mediação
Vygotsky
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pascal’s principle
Teaching-learning sequence
Mediation
Vygotsky
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: ZAMBON, Elessandra Martins de Souza Amaral. A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5106
Data defesa documento: 3-Jun-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

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