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http://ri.ufmt.br/handle/1/5107
Tipo documento: | Tese |
Título: | Um estudo sobre a articulação entre validações empíricas e teóricas no ensino de Geometria com professores da rede pública |
Autor(es): | Trevisan, Eberson Paulo |
Orientador(a): | Freitas, José Luiz Magalhães de |
Membro da Banca: | Freitas, José Luiz Magalhães de |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Pereira, Denizalde Jesiél Rodrigues |
Membro da Banca: | Moretti, Méricles Thadeu |
Resumo : | A presente pesquisa objetiva analisar como se relacionam elementos essenciais da aprendizagem matemática, no que tange à Geometria, na construção de propostas didáticas que visem trabalhar com validações empíricas e teóricas elaboradas por um grupo de professores que ensinam Matemática na rede pública estadual de ensino de Mato Grosso. Os elementos assumidos como essenciais no trabalho advêm das teorias apresentadas por Raymond Duval, especificamente a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e as diferenças entre o discurso dedutivo e outras formas de discurso, e as várias formas de visualizar uma figura e suas relações com as diferentes apreensões em Geometria apresentadas por Duval. Metodologicamente o trabalho insere-se em uma abordagem qualitativa de investigação, em que buscamos a utilização de alguns dos pressupostos da metodologia da Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) para obtenção e sustentação dos elementos abordados no trabalho. Os dados produzidos e analisados são advindos das elaborações de propostas de trabalho didáticas realizadas por professores, junto a um conjunto de atividades previamente selecionadas e separadas em três classes, segundo certas especificidades que pudessem favorecer a análise da utilização dos elementos que emergiram das análises prévias. Destacamos que, como resultados, evidenciamos a pouca valorização do trabalho com elaboração de validações que visassem à construção de provas teóricas, ganhando destaque as provas empíricas, as quais na grande maioria limitam-se a provas pragmáticas, do tipo empirismo ingênuo, na classificação de Balacheff (1988). As provas teóricas produzidas frequentemente apresentaram equívocos matemáticos em suas elaborações, porém remetem ao reconhecimento de uma forma própria de discurso, o dedutivo. Tanto as provas teóricas quanto as empíricas produzidas apresentaram-se com maior valorização do emprego de uma apreensão perceptiva das formas, e menor busca de utilização da apreensão operatória e/ou discursiva, a qual necessita da aplicação de um olhar inventor sobre as figuras geométricas, favorecido pela desconstrução dimensional das formas e necessário para fazer surgirem novos elementos não inicialmente dados para uso de novas propriedades no processo de construção de uma demonstração Matemática em Geometria. Destaca-se, assim, que evidenciamos não a presença de certos elementos da teoria de Duval influenciando as construções das validações, mas sim a ausência destes é que aparece com destaque e possivelmente influencia diretamente o trabalho em sala de aula. |
Resumo em lingua estrangeira: | SUMMARY: This research aims to analyze how essential mathematic elements learning is related,
regarding the geometry, to the construction of educational proposals to work with empirical
and theoretical validations developed by a group of teachers who teach mathematics in public
schools of Mato Grosso. The elements taken as essential in the research come from the
theories presented by Raymond Duval, specifically the Theory of Semiotics Representation
Records and the differences between deductive speech and other forms of speech, and the
several ways to view a picture and its relations with the different seizures in geometry
presented by Durval. Methodologically, the work is part of a qualitative research approach
where we seek to use some of the assumptions of the methodology of Didactic Engineering
described by Artigue (1996) to obtain and sustain the elements presented in the research. The
data generated and analyzed have aroused from the didactic work proposals made by teachers
along with a set of pre-selected activities and separated into three classes according to certain
characteristics that could favor the analysis of the use of the elements that emerged from
previous analyzes. We emphasize that, as a result, we noticed the lack of value of the work
with the preparation of validations that aimed to build theoretical tests, gaining empirical
evidence where the vast majority are limited to pragmatic evidence, empiricism naive type, in
classification Balacheff (1988). The produced theoretical tests often presented mathematical
mistakes in their elaborations, but refer to the recognition of an own form of speech, the
deductive one. Both theoretical tests and those produced empirically were presented with
greater appreciation of the use of a perceptual apprehension of forms, and less search using
the operative seizure and/or discursive which requires the application of an inventor look at
the geometric figures favored by the dimensional deconstruction of form and needed to get
new elements not initially provided for the use of new properties in the construction process
of a mathematical proof in geometry. It is noteworthy, therefore, that we did not detect the
presence of certain elements of the theory of Duval influencing buildings of validations, but
the prominent absence of these figures and possibly directly influences the flow in the
classroom. RÉSUMÉ: Cette recherche vise à analyser la façon dont ils se rapportent des éléments essentiels de l'apprentissage des mathématiques, en ce qui concerne la géométrie, pour la construction de propositions éducatives afin de travailler sur des validations empiriques et théoriques développées par un groupe d'enseignants qui enseignent les mathématiques dans les écoles publiques de l’Etat, au Mato Grosso. Les éléments pris en charge pour être essentiels au travail issus des théories présentées par Raymond Duval, en particulier la théorie des Registres de Représentation Sémiotique et les différences entre le discours déductif et d'autres formes de discours et les plusieurs façons de visualiser une image et ses relations avec les différentes inquiétudes dans la géométrie présentée par Duval. Méthodologiquement le travail fait partie d'une approche qualitative de recherche où on cherche à utiliser certaines prémisses de la méthodologie de l’Ingénierie Didactique décrite par Artigue (1996) pour l'obtention et le support des éléments évoqués dans le travail. Les données générées et analysées sont découlant des propositions didactiques de travail produites par enseignants, ainsi qu'un ensemble d'activités pré-sélectionnées et séparées en trois classes en fonction de certaines caractéristiques qui pourraient favoriser l'analyse de l'utilisation des éléments qui ont émergé des analyses précédentes. Par conséquent, nous avons constaté la non valorisation du travail avec la préparation des validations qui visaient à construire des tests théoriques, en soulignant les preuves empiriques dont la majorité sont limitées à la preuve pragmatique, de l'empirisme naïf, selon la classification de Balacheff (1988). Les tests théoriques produits souvent ils ont présenté des erreurs mathématiques dans leurs élaborations, mais se réfèrent à la reconnaissance d'une forme propre de discours, le déductif. Les tests théoriques aussi que ceux empiriques produits ont présenté une plus grande utilisation d'une perception des formes, et la moindre utilisation de l’appréhension opératoire et/ou discursive, ce qui nécessite l'application d'un regard créatif sur les figures géométriques, favorisé par la déconstruction dimensionnelle des formes et sont nécessaires pour obtenir de nouveaux éléments non initialement des données pour l’usage de nouvelles propriétés dans le processus de construction d'une démonstration mathématique en Géométrie. On remarque, par conséquent, que nous n’avons pas détecté la présence de certains éléments de la théorie de Duval à influencer les bâtiments des validations, mais l'absence de ceux-ci est mise en évidence et peut-être influe directement sur le travail en classe. |
Palavra-chave: | Validações empíricas e teóricas Ensino de geometria Registros de representações Tipos de provas Discurso dedutivo e argumentativo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Empirical and theoretical validations Geometry teaching Representation records Types of evidence Deductive and argumentative speech |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | TREVISAN, Eberson Paulo. Um estudo sobre a articulação entre validações empíricas e teóricas no ensino de Geometria com professores da rede pública. 2016. 257 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5107 |
Data defesa documento: | 12-Dec-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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