Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnic, Cinara Calvi-
dc.date.accessioned2024-02-19T12:55:34Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2024-02-19T12:55:34Z-
dc.date.issued2016-11-08-
dc.identifier.citationANIC, Cinara Calvi. “A Jornada do Herói” em narrativas sobre professor pesquisador em Ciências Biológicas. 2016. 214 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5117-
dc.description.abstractThis research investigates the research perceptions of eight professors of a Biological Sciences undergraduate course, obtained through an oral interview and written training memorial. This is a qualitative research based on the narrative approach, based on the premise of narrating as an opportunity for teachers to reflect on their experiences and experiences, giving them new meanings and meanings and thus constituting a formative activity. The institutional context investigated is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) that offers the course of Degree in Biological Sciences since 2002 and whose Pedagogical Project of the Course (PPP) is guided by the trend professor researcher and development of the reflective teacher . It begins with the narrative of the formative trajectory of the researcher himself to dialogue with the theorists who discuss themes such as the formation for the research, the tendency professor researcher and the role of the narratives as an instrument of formation for the teachers. The "Journey of the Hero", proposed in the 1940s by Joseph Campbell, was chosen as a way of structuring the narrative. The analyzes allowed us to infer aspects that explain the teaching practice of these teachers, who had a technical background and with few experiences in research in Basic Education and initial formation. It was verified that the theoretical, epistemological and methodological consolidation for the training of the researcher professor in the IFAM, especially in the Biological Sciences course, is a process that requires intellectual, institutional investments, discussions and systematized reflection, which can be enhanced by narratives of itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-09T16:18:25Z No. of bitstreams: 1 TESE_2016_Cinara Calvi Anic.pdf: 1838384 bytes, checksum: 7a4dfe10f2199e01de98c6a92a89bbb8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-19T12:55:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2016_Cinara Calvi Anic.pdf: 1838384 bytes, checksum: 7a4dfe10f2199e01de98c6a92a89bbb8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-19T12:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2016_Cinara Calvi Anic.pdf: 1838384 bytes, checksum: 7a4dfe10f2199e01de98c6a92a89bbb8 (MD5) Previous issue date: 2016-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“A Jornada do Herói” em narrativas sobre professor pesquisador em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordNarrativaspt_BR
dc.subject.keywordCiências biológicaspt_BR
dc.subject.keywordProfessor pesquisadorpt_BR
dc.subject.keywordJornada do heróipt_BR
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as percepções sobre pesquisa de oito professores formadores de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, colhidas por meio de entrevista oral e escrita de memorial de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na abordagem narrativa, tendo como premissa o ato de narrar como uma oportunidade aos professores de refletirem sobre suas vivências e experiências, conferindo-lhes novos sentidos e significados e consistindo, portanto, numa atividade formativa. O contexto institucional investigado é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) que oferta o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desde 2002 e cujo Projeto Pedagógico do Curso (PPP) é norteado pela tendência professor pesquisador e desenvolvimento do professor reflexivo. Parte-se da narrativa da trajetória formativa do próprio pesquisador para dialogar com os teóricos que discutem temáticas como a formação para a pesquisa, a tendência professor pesquisador e o papel das narrativas como instrumento de formação para os professores. Elegeu-se a ―Jornada do Herói‖, proposta na década de 1940 por Joseph Campbell, como forma de estruturar a narrativa. As análises realizadas nos permitiram inferir aspectos que explicam a prática docente desses professores, os quais tiveram uma formação tecnicista e com poucas experiências em pesquisa na Educação Básica e formação inicial. Constatou-se que a consolidação teórica, epistemológica e metodológica para a formação do professor pesquisador no IFAM, especialmente no curso de Ciências Biológicas, é um processo que exige investimentos intelectuais, institucionais, discussões e reflexão sistematizada, ação essa que pode ser potencializada pelas narrativas de si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Narrativespt_BR
dc.subject.keyword2Biological sciencespt_BR
dc.subject.keyword2Research teacherpt_BR
dc.subject.keyword2Hero's journeypt_BR
dc.contributor.referee3Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6924130950919558pt_BR
dc.contributor.referee4Ponciano, Nilton Paulo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744pt_BR
dc.contributor.referee5Leal, Davi Avelino-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6645382114509617pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Cinara Calvi Anic.pdf1.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.