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http://ri.ufmt.br/handle/1/5132
Tipo documento: | Tese |
Título: | Um estudo de caso sobre o estágio curricular supervisionado na licenciatura em Ciências Biológicas : possibilidades e limites na Universidade do Estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Gattass, Leila Valderes Souza |
Orientador(a): | Guarim Neto, Germano |
Membro da Banca: | Guarim Neto, Germano |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Valentini, Carla Maria Abido |
Membro da Banca: | Freire, Ermelinda Maria De Lamonica |
Resumo : | Esta pesquisa diz respeito à contribuição do Estágio Curricular Supervisionado na formação dos saberes para a docência em Ciências Biológicas. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira apresenta uma análise dos documentos orientativos do Curso, o Projeto Pedagógico e o Programa do estágio, para compreender sua organização e atuação nos espaços formais e não formais de ensino. A segunda realiza entrevistas abertas com seis alunos egressos da primeira turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Modalidade a Distância (DEAD/UNEMAT.), concernente às atividades desenvolvidas por eles no estágio supervisionado, sustentado na concepção da contribuição deste na formação dos saberes da docência. Organizada a partir do estudo de caso, com observação participante, foram realizadas reflexões teórico-práticas acerca dos elementos necessários aos saberes a partir da prática educativa oportunizada nas atividades do Estágio Curricular Supervisionado. A organização do eixo teórico foi pensada a partir do objeto que nos interessa, o estágio e sua proposta enquanto processo formador dos saberes profissionais dos licenciados em Ciências Biológicas. A nossa análise se sustenta na formação, elaboração e transformação dos saberes necessários à profissionalização da docência. As principais ideias que norteiam este trabalho estão organizadas em cinco capítulos, e tratam especificamente do estágio na licenciatura em Ciências Biológicas, da formação dos saberes a partir das atividades desenvolvidas no estágio e dos desafios, limites e possibilidades para os cursos de formação. O cenário foi a ação em espaços formais e não formais de aprendizagem, envolvendo escolas, parques e comunidades rurais. A análise de conteúdo indicou questões pertinentes e necessárias na reformulação das atividades de estágio e do curso como um todo. A questão norteadora deste estudo foi a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado na formação dos saberes para a docência em Ciências e Biologia, construídos e potencializados a partir das atividades do estágio. O processo de formação e concepção dos saberes necessários ao fazer pedagógico, e a construção de parcerias, e um projeto de avaliação pensados no saber e no saber-fazer podem fornecer elementos conceituais significativos na concepção da atividade educativa e da prática, e com isso avançar para um novo tempo e espaço de saberes na e para a docência. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research regards the contribution of Supervised Internship when it comes to the foundation of teaching skills applied to Biological Sciences. Two main steps were developed. The first one deals with an analysis concerning guiding documents which manage the course itself, such as the Pedagogical Project and the Internship’s program. Hence, it is possible to comprehend its organization and operation, considering both formal and informal teaching environments. The second one has open-based interviews that include six students from the first class of Biological Sciences’ course, which is a distance learning one that provides licentiate degree (DEAD, UNEMAT). The interview’s questions were related to the activities developed by the students during the Supervised Internship, which is considered to have a key contribution to anchor the required knowledge toward consistent teaching abilities. Through a case study including a participant observation, there were accomplished both theoretical and practical studies upon necessary elements to build knowledge and skill, thanks to educational activities provided by Supervised Internship. The structure of the theoretical part of the study was developed considering the internship and its role as a former process of the professional knowledge regarding the licentiate degree in Biological Sciences. Our analysis supports on the formation, elaboration and transformation of the indispensable knowledge to the teaching’s professionalization. The main ideas of this work are organized in five chapters and they deal specifically with the role of the Supervised Internship in Biological Sciences focused on the teaching formation, as well as the knowledge’s construction through activities developed during the internship. Furthermore, it was also considered challenges, limits and possibilities to formative courses. To accomplish these aspects, formal and informal learning environments such as schools, parks or even rural communities were chosen as our scenarios. The formation and conception of needful knowledge in pedagogical contexts, associated with the establishment of helpful partnerships, provides conceptual and significant elements regarding the conception of educational activities. In addition, it is believed that an evaluation’s Project towards improving both theory and practice (know how) is also important for taking correct action on daily practice. Formation, conception and evaluation of knowledge and established partnerships are elements which work together in attempt to hold up a new time and environment to support knowledge and teaching abilities. |
Palavra-chave: | Estágios curricular em espaços formais e não formais Ensino de ciências Saberes docentes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Stages curriculum in formal spaces and not formal Science education Knowledge teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | GATTASS, Leila Valderes Souza. Um estudo de caso sobre o estágio curricular supervisionado na licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades e limites na Universidade do Estado de Mato Grosso. 2016. 97 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5132 |
Data defesa documento: | 6-Dec-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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