Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maud Rejane de Castro e-
dc.date.accessioned2024-02-20T15:25:21Z-
dc.date.available2017-04-20-
dc.date.available2024-02-20T15:25:21Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Maud Rejane de Castro e. Contribuições do ensino da Física na formação do engenheiro civil. 2016. 141 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5134-
dc.description.abstractThe Civil Engineering Course has a high failure rate in the subjects of the basic cycle, according to the researchers of the area one attributed causes is related to the discipline of Physics that is delivered in a decontextualized way and unrelated to the professional disciplines, the excess of theory at the beginning and postponement of practical experience discourage students, who fail several times, many drop out (43%) and most students who complete the course do not perform well. In order to contribute to the resolution of this problem we first made a bibliographical survey of the support of the Physics Teaching trajectory in the Engineering Courses, where we carried out the literature review of the area, besides the documentary analyzes of the Pedagogical Projects of the Courses, National Curricular Guidelines and Plans of Teaching of Physics. Following with a diagnostic evaluation of the teaching of physics in Civil Engineering courses, for this we investigate the conceptions of the students, coordinators and teachers, through a questionnaire and interviews and through the Delphi Method we validate a Proposal of the teaching of Physics for the development of ability and skills necessary for the professional practice of the Civil Engineer. The methodology used in the research was the mixed exploratory sequential design.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-11T16:20:21Z No. of bitstreams: 1 TESE_2016_Maud Rejane de Castro e Souza.pdf: 4020810 bytes, checksum: 753d178ee703874b5792e0eed78bea0a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-20T15:25:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2016_Maud Rejane de Castro e Souza.pdf: 4020810 bytes, checksum: 753d178ee703874b5792e0eed78bea0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T15:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2016_Maud Rejane de Castro e Souza.pdf: 4020810 bytes, checksum: 753d178ee703874b5792e0eed78bea0a (MD5) Previous issue date: 2016-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições do ensino da Física na formação do engenheiro civilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino da físicapt_BR
dc.subject.keywordHabilidades e competênciaspt_BR
dc.subject.keywordEngenharia civilpt_BR
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Valente, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956pt_BR
dc.description.resumoO Curso de Engenharia Civil tem um alto índice de reprovação nas disciplinas do ciclo básico, segundo os pesquisadores da área uma das causas atribuídas esta relacionada à disciplina de Física que é ministrada de maneira descontextualizada e sem relação com as disciplinas profissionalizantes, o excesso de teoria no início e o adiamento da experiência prática desestimulam os alunos, que são reprovados diversas vezes, muitos abandonam (43%) e a maioria dos alunos que concluem o curso não tem um bom desempenho profissional. A fim de contribuir para a resolução desse problema primeiramente fizemos um levantamento bibliográfico da sustentação da trajetória do Ensino da Física nos Cursos de Engenharia, onde realizamos a revisão de literatura da área, além das análises documentais dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, Diretrizes Curriculares Nacionais e Planos de Ensino de Física. Seguindo com uma avaliação diagnóstica do ensino da Física nos cursos de Engenharia Civil, para isso investigamos as concepções dos alunos, coordenadores e professores, através de questionário e entrevistas e através do Método Delphi validamos uma Proposta do ensino da Física para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional do Engenheiro Civil. A metodologia utilizada na pesquisa foi o delineamento misto sequencial exploratório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Ability and skillspt_BR
dc.subject.keyword2Civil engineeringpt_BR
dc.contributor.referee3Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee4Machado, Dinamara Pereira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435492124601475pt_BR
dc.contributor.referee5Scott, Alejandro Baldomero Duffus-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667078196194459pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Maud Rejane de Castro e Souza.pdf3.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.