Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lara, Marina Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T16:16:57Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30 | - |
dc.date.available | 2024-02-20T16:16:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | LARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/5141 | - |
dc.description.abstract | The world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-09-11T14:14:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf: 1246116 bytes, checksum: 18c12b0f634a5686c0f462e8113e0967 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-20T16:16:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf: 1246116 bytes, checksum: 18c12b0f634a5686c0f462e8113e0967 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-20T16:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf: 1246116 bytes, checksum: 18c12b0f634a5686c0f462e8113e0967 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropologia da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | TDICs | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pacini, Aloir | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Costa, Flávia Carolina da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624633716376418 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9214275581890546 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa͕, Flávia Carolina da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624633716376418 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Macedo, Clark Mangabeira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736181360637730 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6829067338332554 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é compreender as consequências da pandemia pelo coronavírus em uma escola no município de Monte Feliz. Em decorrência da pandemia, o mundo passou por intensas transformações. Por meio de uma pesquisa etnográfica realizada de março de 2020 até meados de 2021, objetiva-se entender quais foram os desafios enfrentados por uma escola da rede privada de ensino. Considerando todas as dificuldades trazidas à tona, a pesquisa conta com o auxílio de relatos e entrevistas feitos com Luísa, docente da escola, que se dispôs a compartilhar os desafios vividos nesse período. A experiência etnográfica tornou visível fatores que influenciaram direta ou indiretamente a vida dos atores envolvidos na escola até o término deste trabalho, que abordou temas subjacentes como as sociabilidades em tempos de pandemia, a relação dos estudantes com suas emoções e novas configurações de convívio na cidade, na escola e na família. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Ethnography | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Anthropology of education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | TDICs | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pacini, Aloir | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9214275581890546 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, Carolina Parreiras | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058475337040782 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.