Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Marina Garcia-
dc.date.accessioned2024-02-20T16:16:57Z-
dc.date.available2022-08-30-
dc.date.available2024-02-20T16:16:57Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationLARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5141-
dc.description.abstractThe world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-09-11T14:14:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf: 1246116 bytes, checksum: 18c12b0f634a5686c0f462e8113e0967 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-20T16:16:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf: 1246116 bytes, checksum: 18c12b0f634a5686c0f462e8113e0967 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T16:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf: 1246116 bytes, checksum: 18c12b0f634a5686c0f462e8113e0967 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.subject.keywordAntropologia da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTDICspt_BR
dc.contributor.advisor1Pacini, Aloir-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Flávia Carolina da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624633716376418pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214275581890546pt_BR
dc.contributor.referee1Costa͕, Flávia Carolina da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624633716376418pt_BR
dc.contributor.referee2Macedo, Clark Mangabeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736181360637730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6829067338332554pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é compreender as consequências da pandemia pelo coronavírus em uma escola no município de Monte Feliz. Em decorrência da pandemia, o mundo passou por intensas transformações. Por meio de uma pesquisa etnográfica realizada de março de 2020 até meados de 2021, objetiva-se entender quais foram os desafios enfrentados por uma escola da rede privada de ensino. Considerando todas as dificuldades trazidas à tona, a pesquisa conta com o auxílio de relatos e entrevistas feitos com Luísa, docente da escola, que se dispôs a compartilhar os desafios vividos nesse período. A experiência etnográfica tornou visível fatores que influenciaram direta ou indiretamente a vida dos atores envolvidos na escola até o término deste trabalho, que abordou temas subjacentes como as sociabilidades em tempos de pandemia, a relação dos estudantes com suas emoções e novas configurações de convívio na cidade, na escola e na família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching-learningpt_BR
dc.subject.keyword2Ethnographypt_BR
dc.subject.keyword2Anthropology of educationpt_BR
dc.subject.keyword2TDICspt_BR
dc.contributor.referee3Pacini, Aloir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214275581890546pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Carolina Parreiras-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058475337040782pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.